A Secretaria Municipal de Saúde divulgou um e-mail para solicitações de alterações no cadastro prévio de vacinação contra Covid-19, que iniciou na noite do último sábado (6). Aqueles que por ventura registram algum dado errado no cadastro devem mandar um e-mail para [email protected], informando o nome completo e CPF do usuário, e solicitando a alteração.
O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, explicou que a SMS abriu esse e-mail especificamente para solicitações de alterações, pois algumas pessoas salvaram o cadastro com dados errados, principalmente o celular, que será importante para o recebimento de avisos por SMS. "Depois que o usuário conclui o cadastro, o sistema não permite alterações nos dados, contudo, enviando um e-mail pedindo a mudança e informando o dado correto, nossa equipe fará a alteração”, disse.
O Cadastro Prévio de vacinação contra Covid-19 prossegue disponível no site da Prefeitura de Londrina, por meio do link https://www2.londrina.pr.gov.br/sistemas/cadastrovacinacovid. Ele é voltado a cadastrar profissionais e trabalhadores da saúde, que atuam em clínicas e laboratórios particulares, e os autônomos, como psicólogos, fisioterapeutas, dentistas, que ainda não se imunizaram, além de idosos com 60 anos ou mais.
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Em um segundo momento, a Secretaria Municipal de Saúde irá abrir oportunidade de agendamento da vacinação, para aqueles que estiverem com seus cadastrados validados, conforme a Prefeitura receber e liberar novos lotes de doses das vacinas, definindo as datas e a logística das ações. A SMS esclarece que, para os idosos, o agendamento será feito por faixa etária e não por ordem de cadastro. Já para os profissionais e trabalhadores de saúde, o Município seguirá os critérios estabelecidos pelo Plano Nacional de Imunização.
Até a manhã desta segunda-feira (8), 34.903 pessoas já haviam feito o seu cadastro. De acordo com Machado, também na manhã desta segunda-feira (8), ele e sua equipe participaram de uma reunião técnica de finalização e planejamento das próximas etapas da vacinação.
Como funciona o cadastro – Ao se cadastrar, os profissionais e trabalhadores da saúde têm que fornecer seus dados pessoais e profissionais, que serão requeridos também no ato da imunização. E os idosos devem inserir seus dados pessoais e informações sobre sua condição de saúde, como: se são acamados (grupo que será imunizado em suas residências), e se têm condições de se deslocar para vacinação em drive-thru.
Após a efetivação do cadastro, o sistema manterá os usuários informados sobre o andamento do processo, desde a validação do cadastro até o agendamento do dia da imunização. No cadastro do usuário, será possível verificar todas as informações do status da operação, que trará informações como "Aguardando Validação” e "Cadastro Validado”.
Depois que o cadastro for validado, o sistema irá gerar um comprovante de inscrição contendo um QR Code, que também deverá ser apresentado no dia da vacinação. Após isso, quando a data da vacinação estiver disponível, será liberado o agendamento dos usuários cadastrados, com lembretes enviados via SMS.
Os agentes Comunitários de Saúde que estiverem a trabalho no dia da imunização vão utilizar tablets para fazer a leitura do QR Code de cada usuário, para confirmar e validar o cadastro. Após a leitura do código, o sistema dará baixa no cadastro, evitando que a pessoa repasse o documento para outro indivíduo, impedindo qualquer tentativa de furar a fila da vacinação.
De acordo com as orientações da SMS, os idosos que não possuem conectividade e não contam com auxílio de familiares ou amigos, devem procurar a escola municipal mais próxima de sua residência para realizar seu cadastro. As equipes das unidades escolares estão orientadas para prestarem esse auxílio.