Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Dia Internacional

Saúde e lazer: Ibope traça perfil da mulher brasileira

Redação Bonde
06 mar 2008 às 21:09

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em razão do Dia Internacional da Mulher, o Ibope Mídia realizou um levantamento sobre os hábitos de consumo e comportamento das mulheres brasileiras em relação à saúde e ao lazer.

Como fonte de referência, a empresa utilizou-se de uma de suas principais ferramentas que realiza um mapeamento completo sobre o consumo de produtos, serviços, mídia e estilo de vida da população brasileira: o Target Group Index – estudo realizado semestralmente nas principais regiões metropolitanas do país, com indivíduos de todas as classes sociais, entre 12 e 64 anos. Para este levantamento específico, foram consideradas as respostas de mulheres com 18 anos ou mais, obtidas entre 10 de julho de 2006 e 1 de julho de 2007.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Saúde - A pesquisa constatou que grande parte das mulheres brasileiras (83%) concorda ser importante manter a forma física e se diz preocupada com sua saúde. Porém, quando questionadas sobre seus hábitos de consumo, muitas demonstram que, na hora da "prática", as coisas mudam de figura.

Leia mais:

Imagem de destaque
Estudo

Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS

Imagem de destaque
Novos focos

Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina

Imagem de destaque
Vítimas menores de 14 anos

Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa

Imagem de destaque
Alerta

Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS


Isso foi claramente percebido pelos produtos que apareceram como frequentemente consumidos no dia a dia dessas mulheres. Por exemplo, apenas 23% das entrevistadas afirmaram ter ingerido cereais nos últimos sete dias, enquanto 70% dizem ter se deliciado com chocolates e 54% com sorvetes no mesmo período.

Publicidade


Quando o assunto é bebida, 83% assumiram consumir refrigerante normal habitualmente, enquanto 32% preferem as versões diet ou light dessas bebidas. Os chás prontos têm 30% da preferência feminina, mas os sucos continuam sendo mais apreciados (76%).


Ainda assim, as mulheres se mostram bastante preocupadas com o consumo de produtos nocivos ao organismo. No caso da ingestão de bebidas alcoólicas, o consumo por este público não registra altos índices: 31% delas afirmam ter tomado cerveja nos últimos sete dias e 24% diz ter consumido algum outro drinque alcoólico neste mesmo período. No caso do cigarro, 21% das entrevistadas afirmaram ter o hábito de fumar.

Publicidade


Informar-se sobre os produtos consumidos também aparece como um aspecto importante para as brasileiras: 44% delas sempre verificam o conteúdo nutricional dos alimentos e 41% checa o valor calórico dos alimentos que consome.


Já quando o assunto são exercícios físicos, apenas 38% das mulheres diz praticar algum tipo de esporte ou atividade física pelo menos uma vez por semana. O mesmo percentual diz que não tem tempo para preparar refeições saudáveis. Ainda assim, 44% afirma estar quase sempre tentando perder quilos a mais.

Publicidade


Lazer - No que se refere a forma física, as opiniões e a prática de hábitos saudáveis pelo público feminino acabam entrando em contradição. Quando o assunto é "lazer e bem-estar", as mulheres mostram ter opiniões bastante similares e, algumas vezes, até quase unânimes entre elas.


No campo afetivo, por exemplo, 88% das brasileiras dizem considerar importante manter uma relação duradoura com somente um parceiro e 73% quer sempre parecer atraente para o sexo oposto.


Em relação às atividades de lazer preferidas, 59% afirmaram que, nas horas livres, preferem ouvir música, 44% ler livros ou ir a shopping centers e 43% reunir-se com os amigos. Dentre as atividades menos citadas estão: ir a museus (12%), assistir teatro/ópera (12%) e praticar algum esporte (11%).

"A mulher brasileira, assim como qualquer outra, tem suas contradições, peculiaridades, opiniões etc. Porém, em todos os levantamentos que elaboramos sobre o perfil desta mulher, há um aspecto de sua personalidade que fica explícito e sempre transparece em meio a todos os outros dados: a mulher brasileira está atenta aos cuidados com sua saúde e estética’", afirmou Dora Câmara, diretora comercial do Ibope Mídia.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo