A Secretaria Municipal de Saúde decidiu realizar permutas para contornar o fechamento da UTI Neonatal do Hospital Evangélico.
A medida foi tomada na manhã de hoje (22), em uma reunião entre o secretário de Saúde, Francisco Eugênio, com representantes dos hospitais Evangélico, Infantil, e Universitário (HU); representantes da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), e da 17º Regional de Saúde.
De acordo com o secretário de Saúde, foi acertado que as crianças que estão na UTI irão continuar lá para evitar superlotação em outros hospitais. As crianças que nascerem nos próximos dias e precisarem de UTI serão transferidas para hospitais de Londrina e região, via Central de Regulação. O Hospital Evangélico se comprometeu a manter a assistência às gestantes de alto risco.
Leia mais:
Estados brasileiros registram falta ou abastecimento irregular de, ao menos, 12 tipos de vacinas
Saúde do homem é tema de live com médicos londrinenses em novembro
Diabetes atinge mais de 36 mil londrinenses
Atendimento a dependentes de apostas cresce sete vezes no SUS, com alta entre mulheres
Francisco Eugênio explicou ainda que ficou decidido que poderão ser realizadas permutas. "Nós vamos permitir uma permuta entre os médicos da Secretaria Municipal de Saúde, com habilitação no atendimento neonatal e que atendem na rede municipal, por pediatras do Hospital Evangélico ou pediatras dos planos de saúde privados como alternativa até encontrarmos plantonistas", disse. Essas medidas deverão permanecer até que se encontre uma solução definitiva.