A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Controle de Endemias, realiza nesta quinta-feira (27), às 19h30, um encontro com a comunidade da Vila Siam, na região leste de Londrina. O objetivo é reforçar a importância da prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, promovendo o debate de novas ações e estratégias. A reunião irá ocorrer na Associação de Moradores da Vila Siam, localizada na Avenida São João, 770.
A ação integra a série de encontros que estão sendo realizados em todas as regiões do município. A intenção da Secretaria Municipal de Saúde é fortalecer a divulgação e mobilizar setores influentes nos bairros, como igrejas, escolas, associações de moradores, conselhos de bairro e outras instituições. "A ideia é intensificar as ações antes do período mais crítico, que é no decorrer do verão, quando há temperaturas altas e mais chuvas. Com a mobilização, pretendemos manter baixo o índice de infestação do mosquito e evitar sua proliferação", disse a diretora geral da SMS, Eliana Marussi.
Entre os representantes do Município, participam da reunião, além de Eliana Marussi, o assessor técnico do setor de Endemias, Elson Belisário e a gerente regional de Atenção Básica da Região Leste, Vanessa de Oliveira Ursi.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
A atividade faz parte da campanha "Verão sem Aedes", que tem como objetivo evitar a proliferação do mosquito e manter o baixo índice de infestação do vetor que é transmissor da dengue e outras endemias. Já no dia 9 de novembro, a Secretaria de Saúde fará o lançamento oficial da Campanha "Verão sem Aedes" com carreata, reuniões ampliadas, ações nos bairros e no centro da cidade. Mais detalhes serão divulgados na próxima semana.
Vistorias em cemitérios
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Controle de Endemias, está intensificando os trabalhos de vistoria em cinco cemitérios municipais de Londrina. O objetivo é reforçar os cuidados preventivos contra a dengue, visando a ampla visitação que ocorre nestes espaços no feriado nacional do Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro (quarta-feira).
As vistorias estão sendo feitas diariamente, das 8 às 14 horas. Recebem as visitas, até terça-feira (1), os cemitérios municipais do Jardim da Saudade (região norte), João XXIII e São Pedro (Centro), São Paulo e Anchieta (região leste). Os trabalhos nos cemitérios, bem como as visitas regulares aos imóveis da cidade, não serão realizados apenas nesta sexta-feira (28), devido ao Dia do Servidor Público, retornando normalmente na segunda-feira (31).
A gerente de Vigilância Ambiental do Setor de Endemias, Diana Martins, informou que seis equipes de agentes de endemias desenvolvem as ações nos cemitérios. "Além das vistorias, nestes locais estão sendo colocadas faixas com informações sobre o mosquito da dengue, reunindo orientações sobre a prevenção e combate. É importante que a comunidade também tenha a consciência de reforçar os cuidados básicos com vasos e recipientes, pois os cemitérios são espaços por onde circulam muitas pessoas", frisou.
Números da dengue
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta quinta-feira (27), o relatório semanal com dados atualizados sobre a dengue em Londrina. De janeiro até o momento, foram registradas 13.869 notificações relativas à doença. Deste total, foram confirmados 5.132 casos e 8.152 descartados. Outros 585 casos estão em andamento, aguardando o resultado de exames de laboratório.