A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde promove, a partir desta segunda-feira (4), o lançamento dos Testes Rápidos (TR) de sífilis, hepatite B e C. A solenidade que dará início aos atendimentos será realizada às 9h no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), do Centro de Referência Doutor Bruno Piancastelli Filho, localizado na alameda Manoel Ribas, nº1 , na área central.
De forma gratuita, a população de maneira geral pode fazer os testes rápidos de sífilis e hepatites B, C. Também é ofertado o teste de HIV, que já é feito desde fevereiro de 2008. Os atendimentos serão realizados de segunda a quinta-feira, das 7h às 13h. Eventualmente, o mesmo pode acontecer nas sextas-feiras, que a princípio será dedicado para avaliação de discussão do trabalho por parte da equipe responsável.
O enfermeiro do CTA, Edvílson Cristiano Lentini, deu detalhes do procedimento. "São testes simples e eficazes. Uma amostra de sangue é coletada através da chamada punção digital. Os resultados dos quatro exames ficam prontos na hora, cerca de 15 a 30 minutos depois", explicou.
Leia mais:
Vacinas contra covid-19 serão enviadas aos estados até esta terça
Brasil mantém tendência de aumento de cobertura vacinal infantil, diz ministério
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
No entanto, Lentini ressaltou a necessidade de fazer uma conversa de aconselhamento, o chamado pré-teste. "É uma etapa extremamente importante, em que os profissionais de saúde vão passar todas as informações sobre as doenças, os cuidados, o que poderá vir a acontecer se possuir o vírus, além de explicar como funcionam os testes". Os aconselhamentos, individuais ou coletivos, também acontecem de segunda a quinta, em dois horários, às 8h30 ou às 11h.
A expectativa é realizar em torno de 200 testes somente no mês de junho. De acordo com o Lentini, os resultados dos testes rápidos têm quase 100% de eficácia. "Após o resultado inicial, os exames são levados para o laboratório para uma análise mais aprofundada e contundente", explicou. O CTA oferece ainda outros serviços como a distribuição de preservativos e orientações sobre as respectivas doenças.
Mais informações com o enfermeiro do CTA, Edvílson Cristiano Lentini, pelos telefones (43) 3378-0146 e (43) 9941-7117