Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em Londrina

Saúde faz testes gratuitos de HIV, sífilis e hepatites

Redação Bonde
01 jun 2012 às 15:35
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde promove, a partir desta segunda-feira (4), o lançamento dos Testes Rápidos (TR) de sífilis, hepatite B e C. A solenidade que dará início aos atendimentos será realizada às 9h no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), do Centro de Referência Doutor Bruno Piancastelli Filho, localizado na alameda Manoel Ribas, nº1 , na área central.

De forma gratuita, a população de maneira geral pode fazer os testes rápidos de sífilis e hepatites B, C. Também é ofertado o teste de HIV, que já é feito desde fevereiro de 2008. Os atendimentos serão realizados de segunda a quinta-feira, das 7h às 13h. Eventualmente, o mesmo pode acontecer nas sextas-feiras, que a princípio será dedicado para avaliação de discussão do trabalho por parte da equipe responsável.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O enfermeiro do CTA, Edvílson Cristiano Lentini, deu detalhes do procedimento. "São testes simples e eficazes. Uma amostra de sangue é coletada através da chamada punção digital. Os resultados dos quatro exames ficam prontos na hora, cerca de 15 a 30 minutos depois", explicou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aparelhos adulterados

Análise encontra anfetamina na composição de cigarros eletrônicos em SC

Imagem de destaque
Pressão estética

Valesca Popozuda diz que fez procedimento estético que não deu certo

Imagem de destaque
Racismo estrutural

Mortalidade materna de mulheres pretas é o dobro de brancas e pardas, diz estudo

Imagem de destaque
Qdenga

Vacina da dengue volta a ser aplicada em laboratórios particulares


No entanto, Lentini ressaltou a necessidade de fazer uma conversa de aconselhamento, o chamado pré-teste. "É uma etapa extremamente importante, em que os profissionais de saúde vão passar todas as informações sobre as doenças, os cuidados, o que poderá vir a acontecer se possuir o vírus, além de explicar como funcionam os testes". Os aconselhamentos, individuais ou coletivos, também acontecem de segunda a quinta, em dois horários, às 8h30 ou às 11h.


A expectativa é realizar em torno de 200 testes somente no mês de junho. De acordo com o Lentini, os resultados dos testes rápidos têm quase 100% de eficácia. "Após o resultado inicial, os exames são levados para o laboratório para uma análise mais aprofundada e contundente", explicou. O CTA oferece ainda outros serviços como a distribuição de preservativos e orientações sobre as respectivas doenças.

Mais informações com o enfermeiro do CTA, Edvílson Cristiano Lentini, pelos telefones (43) 3378-0146 e (43) 9941-7117


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade