Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS), realiza na próxima quarta-feira (30), a Validação do Protocolo Municipal de Atendimento a Pessoa em Situação de Violência. O encontro será no Hotel Sumatra, localizado na avenida Souza Naves, 803, das 9h às 12h.
De acordo com a gerente de programas especiais do DAPS, Eni do Carmo de Souza, esse será um momento de regulamentar um atendimento que já existe. "As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e serviços de pronto atendimento incluindo hospitais já fazem esse tipo de atendimento, mas até hoje não era normatizado, o que muitas vezes dificultava o fluxo de atendimentos, bem como encaminhamentos errôneos ou desnecessários. A gerente explicou que apesar deste protocolo ter sido elaborado pela DAPS, foram diversas reuniões e encontros com profissionais representantes de diversas instituições como hospitais, pronto atendimento e secretarias municipais.
"Assim, neste encontro de quarta-feira será um momento formal para que os profissionais levem suas opiniões. Nosso objetivo é promover um atendimento de qualidade nos diversos pontos de atenção primária, secundária ou terciária, além de fomentar a formação de uma rede de violência coesa que implemente medidas preventivas desde a gestação perpassando todo o ciclo de vida humano, visando a integridade das pessoas que passam pela situação de violência, principalmente a violência sexual", destacou.