A SMS (Secretaria Municipal de Saúde) inicia a segunda etapa de vacinação contra a gripe, para novos grupos prioritários, incluindo pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo, profissionais das forças de segurança e salvamento, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Já neste sábado (25), das 8 às 13 horas, haverá vacinação em 16 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), apenas para as pessoas com doenças crônicas não transmissíveis comprovadas e que fizerem agendamento prévio. No final da matéria, consta a lista das unidades/endereços. O agendamento inicia na tarde desta segunda-feira (20) e será feito apenas pela internet, na página inicial do portal da Prefeitura de Londrina www.londrina.pr.gov.br.
Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Sônia Fernandes, no ato da vacinação, o paciente terá que comprovar, por meio de receita médica válida, a doença que ele tem. A próxima ação de vacinação para os doentes crônicos está prevista para o dia 9 de maio, com abertura do agendamento no dia 4.
Leia mais:
Ministério da Saúde amplia de 22 para 194 serviços voltados à população trans no SUS
Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
Presidente Lula fará procedimento endovascular nesta quinta
Para vacinar os caminhoneiros, a SMS vai agendar, junto a Policia Federal, uma blitz, ainda nesta semana, na rodovia. A Secretaria também vai entrar em contato com o Sindicato dos Caminhoneiros, para fazer uma ação de vacinação na sede do sindicato.
As forças de segurança e salvamento serão vacinadas em seus próprios quartéis, por isso não é preciso agendar. O mesmo ocorrerá com a população privada de liberdade, os motoristas de transporte coletivo e funcionários do sistema prisional, os quais serão imunizados em seus locais de atuação.
A campanha de vacinação para idosos ainda prossegue. Pessoas com 60 anos ou mais, que ainda não receberam a imunização, podem agendar a aplicação, também pelo Portal da Prefeitura de Londrina.
A Vacina Influenza Trivalente não protege contra o coronavírus, contudo é uma maneira de proteger contra doenças respiratórias, que podem favorecer o aparecimento de outras infecções. Ela garante a proteção contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no Hemisfério Sul, incluindo o H1N1.
Confira as unidades que realizarão vacinação contra a gripe neste sábado:
UBS Aquiles: Rua Vergílio Perin, 815, Conjunto Aquiles Stenghel
UBS Parigot de Souza: Avenida Saul Elkind, 4255, Conjunto Parigot de Souza
UBS Vivi Xavier: Avenida Alexandro Santoro, 428 ( Avenida das Torres)
UBs Itapoã: Rua Benedito José Theodoro, 258, Jardim Itapoã
UBS Cafezal: Rua Abraham Lincoln, 65, Conjunto Cafezal II
UBS Piza: Rua Veneza, 546, Jardim Piza
UBS Lindóia: Rua das Maritacas, 1800, Conjunto Lindóia
UBS Armindo Guazzi: Avenida São João, 4321, Conjunto Armindo Guazzi
UBS Novo Amparo: Avenida Pref. Milton Ribeiro Menezes, 55, Jardim Moema
UBS Alvorada: Rua Poços de Caldas, 85, Parque Alvorada
UBS Jardim Tókio: Rua Juhei Muramoto, 22, Jardim Tókio
UBS Santiago: Rua José Boralli, 325 (Caic da região oeste)
UBS Vila Brasil: Rua Humberto Picinin, 198, na Faculdade Inesul (entrada pela rua lateral)
UBS Centro: Rua Souza Naves, 754, Centro
UBS Vila Nova: Rua Cabo Verde, 150, Vila Nova
UBS Carnascialli: Rua da Esperança, 98, Conjunto Habitacional Carnascialli 1.