A 17ª Regional de Saúde de Londrina aguarda resultados preliminares de exames enviados ao Lacen (Laboratório Central do Estado do Paraná) para confirmar se a morte de um menino de 2 anos, em Jataizinho, foi ou não causada por meningite meningocócica na última sexta-feira (15).
O enfermeiro da vigilância em saúde regional Ricardo Oliveira afirmou à reportagem, na manhã deste domingo (17), que na segunda-feira (18), o Lacen encaminhará os primeiros resultados. Segundo Oliveira, a morte da criança tem características fortemente associadas a meningite meningocócica.
Conforme a gerente de enfermagem do Hospital São Camilo de Jataizinho, Sônia da Cruz, a mãe do menino relatou que o levou à uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em Ibiporã, na noite de quinta-feira (14), pois estava com febre.
Leia mais:
Vacinas contra covid-19 serão enviadas aos estados até esta terça
Brasil mantém tendência de aumento de cobertura vacinal infantil, diz ministério
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Segundo a gerente de enfermagem, a mãe contou que no início da manhã de sexta-feira (15) a criança acordou com febre e ela a medicou com paracetamol. Depois disso, ela percebeu algumas manchas no rosto do menino e o encaminhou ao hospital. O quadro evoluiu muito rápido, conforme Cruz, e a criança faleceu às 12h20 de sexta-feira.