As doses restantes da Campanha de Vacinação contra a Gripe realizada em Londrina são ofertadas neste sábado (8) em uma ação organizada pela Secretaria Municipal de Saúde. A intenção é aplicar cerca de 10 mil vacinas. Desta vez, não há grupos prioritários e todos os interessados podem ser imunizados. A única restrição é para bebês com menos de seis meses.
Desde as primeiras horas da manhã, milhares de pessoas formaram fila no entorno da Policlínica Municipal, no centro de Londrina, na expectativa de conseguir a imunização. Parte das pistas das ruas Benjamin Constant e Mato Grosso e das avenidas Leste Oeste e Duque de Caxias chegou a ser interditada para garantir a segurança de quem estava nas calçadas. Policiais militares e guardas municipais acompanharam a ação e ajudaram a organizar o trânsito.
A vacinação começou por volta das 8 horas. A estimativa inicial da Guarda Municipal era de que, pelo menos, 5 mil pessoas aguardavam no entorno da Policlínica. "Estou há dez minutos procurando o final da fila", disse a aposentada Oneide Mota que levou a filha e a sobrinha para serem imunizadas.
Leia mais:
Acesso à internet pode melhorar a saúde mental de pessoas acima de 50 anos, diz estudo
Hormonologia, sem reconhecimento de entidades médicas, se espalha nas redes e tem até congresso
58 milhões de vacinas da Covid vencem no estoque federal; perda nos municípios é maior
Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é neste sábado
Após 1h30 de espera, o jardineiro Valdecir Teixeira e o filho de 9 anos conseguiram a imunização. Os dois chegaram por volta das 7 horas. "A fila deu a volta no quarteirão. Não teve senha, mas é importante a gente tomar a vacina, ainda mais nesse frio", comentou.
Aproximadamente, 1.800 doses haviam sido aplicadas até às 9h40. O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, destacou que a grande procura já era esperada. "No ano passado, aplicamos 8 mil doses após a campanha em uma ação semelhante. Mais de 50 servidores estão trabalhando nessa logística e duas equipes farão um revezamento até às 18 horas", afirmou.
CASOS DE GRIPE
Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou a segunda morte por gripe na cidade em 2019. A vítima foi um homem de 54 anos, morador da região oeste. Os detalhes não foram informados.
Conforme o último boletim divulgado pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), 146 casos de gripe Influenza foram confirmados desde o início do ano no Paraná. Ao todo, 43 pessoas morreram, sendo 38 por H1N1.