Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dia D

Saúde promove ação com exames para mulheres e multivacinação neste sábado

N.com
14 out 2020 às 15:04
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Prefeitura de Londrina, por meio da SMS (Secretaria Municipal de Saúde), irá promover, neste sábado (17), das 8h às 17h, diversas ações com foco em saúde das mulheres, crianças e adolescentes. No decorrer do chamado Dia D, serão realizados exames de CO (Citologia Oncótica), avaliação clínica das mamas, agendamento de mamografia, campanha contra a poliomielite e multivacinação em pessoas até 15 anos de idade.


Na oportunidade, estarão abertas diversas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da zona urbana, com exceção daquelas que são referência para síndromes respiratórias (Guanabara, Chef Newton, Maria Cecília, Bandeirantes, Ouro Branco, Vila Ricardo e Jardim do Sol). Além dessas, as UBSs Vila Brasil, Ideal e Marabá estão com o atendimento suspenso e também não irão participar das ações. Já na zona rural as únicas unidades em funcionamento para o Dia D são as de Guaravera e Lerroville.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A assessora técnica da Secretaria Municipal de Saúde, Daniela Carvalho, explicou que as ações visam identificar possíveis doenças e colocar em dia todas as vacinas que estão em atraso. "Teremos várias ações para este sábado. É importante a participação de todos. A campanha de poliomielite irá disponibilizar vacinas para crianças de um a cinco anos. Já a multivacinação é destinada a indivíduos com até 15 anos de idade, que estão com a carteira de saúde atrasada. Para as mulheres teremos os exames preventivos de câncer, tanto de colo do útero como de mama”, informou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Campanha antecipada

Mutirão vacina 6.799 pessoas contra a gripe neste sábado em Londrina

Imagem de destaque
Cranioestenose

Bebê paraguaio nasce sem espaço para o cérebro se desenvolver e faz cirurgia em Londrina

Imagem de destaque
Srag

Casos de síndrome respiratória aguda grave aumentam em todo o país

Imagem de destaque
Leonardo Riella

Comandado por brasileiro, transplante de rim de porco a paciente vivo usou técnica ganhadora do Nobel


Interessados em participar precisam agendar um horário por telefone na UBS de preferência. Confira a lista das unidades, endereços e telefones no Portal da Prefeitura (clique aqui). Por conta da pandemia do novo coronavírus, os agendamentos estão sendo feitos mais espaçados, a fim de evitar aglomerações, permitindo tempo hábil para a desinfecção das salas entre os atendimentos, além de garantir mais segurança para os pacientes e servidores.


De acordo com a Secretaria de Saúde, a meta para a vacinação contra a poliomielite é de 26.264 pessoas. A campanha de multivacinação, por sua vez, espera 107.816 pacientes. Já para as demais ações do Dia D a previsão é de que os exames preventivos superem os números do ano anterior. "Em 2019, foram realizadas 2.748 coletas de citologia oncótica e 1.414 solicitações de mamografia. O esperado para 2020 é superar estes números, mesmo sabendo de todas as dificuldades encontradas devido à pandemia do novo coronavírus”, destacou a coordenadora de Saúde da Mulher da SMS, Priscila Colmiran.

As ações preventivas fazem parte do Outubro Rosa, campanha de conscientização que visa alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero. "O principal objetivo é reforçar exames de citologia oncótica e mamografia, e trabalhar a conscientização das mulheres e da população de forma geral, com a finalidade de incentivar o autocuidado, a prevenção e o diagnóstico rápido. Em meio a todas as atividades do cotidiano é necessário separar um tempo para buscar assistência em saúde”, afirmou Colmiran.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade