O Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai realizar uma manifestação de alerta contra a dengue nesta sexta-feira (15), das 9 até 10h30, no Conjunto Lindóia, na região leste. O bairro está com alto índice de infestação e a passeata visa mobilizar a comunidade para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A manifestação terá início em frente à Escola Municipal Hikoma Udihara, na rua Orlando Silva, 762.
De acordo com o 2º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa), a porcentagem de focos do mosquito no Conjunto Lindóia é de 9,06%, o que indica alto nível de infestação.
"Nós precisamos da colaboração dos moradores, para quebrarmos a cadeia de transmissão do mosquito. Queremos que cada um se conscientize, para que no próximo LIRAa a gente consiga a redução desse número", destacou a coordenadora de Endemias, Diana Martins.
Leia mais:
75% dos fumantes de cigarro eletrônico sofrem de ansiedade, diz estudo
Crise climática afeta de forma desproporcional saúde de pessoas negras e indígenas no Brasil, aponta análise
Brasil tem estabilidade de casos de dengue, mas especialistas alertam para aumento em breve
Acesso à internet pode melhorar a saúde mental de pessoas acima de 50 anos, diz estudo
Este ano, o Setor de Endemias já mobilizou três manifestações, no Patrimônio Selva, Vila Nova e no Conjunto Eucaliptos. Para esta ação vão ser mobilizados os alunos da Escola Municipal Hikoma Udihara, a Associação de Moradores do Conjunto Lindóia, Unidade Básica de Saúde do Conjunto Lindóia (UBS Lindóia), Defesa Civil e a Associação dos Bancários de Londrina. Durante a manifestação, um carro de som vai acompanhar a passeata para chamar atenção dos moradores.
Os estudantes vão abordar as pessoas alertando-as sobre os riscos da dengue e distribuindo material informativo sobre a doença e o combate ao mosquito. Os alunos da escola já trabalharam tema dengue, em sala. Foram diversas atividades incluindo desde os números do LIRAa, a localização geográfica os locais com maiores índices de infestação.
Roteiro - A manifestação sai da escola, na rua Orlando Silva, 762, seguindo a avenida Maritacas, rua Mandaguari, rua Nova Esperança, rua Centenário do Sul, depois retorna para a avenida Maritacas, em seguida rua Camila Kauã, finalizando na rua Ernandes Leite Cavalcante, chegando novamente à unidade escolar.