A Gerência Municipal de DST's, HIV, Hepatites Virais e Tuberculose e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Londrina promovem, nesta sexta-feira (13), uma capacitação para multiplicadores em aconselhamento e teste rápido para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. A atividade será das 7 às 13 horas, no Sesc Londrina Cadeião Cultural, na Rua Sergipe, 52, centro.
Irão participar da capacitação 14 profissionais, sendo 12 enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Maravilha, Irerê, União da Vitória, Pind, Ouro Branco, Armindo Guazzi, Mister Thomas, Santiago, João Paz, CSU e Vila Nova. Além destes, também vão receber as instruções uma enfermeira da UEL e uma farmacêutica da Unidade Dispensadora de Medicamentos (UDM) do Ambulatório de DST/Aids.
O enfermeiro do CTA de Londrina, Edvilson Lentine, informou que a capacitação visa ampliar a rede de multiplicadores do Município que ajudarão a formar profissionais que não possuem treinamento nas atividades de aconselhamento e testes rápidos. "A ideia é ter mais profissionais da saúde como referência em todas as regiões da cidade, e na zona rural, sobre HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Assim, a população poderá tirar suas dúvidas sobre o assunto e receber as orientações necessárias mais rapidamente", explicou.
Leia mais:
Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência
Novos planos de saúde poderão ser cancelados com duas mensalidades atrasadas
Saúde confirma morte de homem em decorrência da dengue em Cambé
Anvisa aprova registro do primeiro medicamento para distrofia muscular de Duchenne
Dentre os profissionais que vão participar da capacitação realizada nesta sexta-feira (13), 10 enfermeiros também vão fazer a Avaliação Externa de Qualidade (AEQ) para testes rápidos de HIV e Sífilis. A avaliação tem caráter educativo.
Outras quatro capacitações para profissionais da saúde do Município estão programadas para ocorrer em breve, sendo duas em junho e duas em agosto. Ao todo, devem ser treinados cerca de 80 profissionais.