Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fique por dentro

Saúde promove Dia D da vacinação contra a gripe neste sábado

Redação Bonde com AEN
08 mai 2018 às 17:16
- ANPr
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) promove neste sábado (12) o Dia D da vacinação contra a gripe. A campanha está sendo realizada em todos os 399 municípios do Paraná e segue até 1º de junho. No ano passado, o Paraná conseguiu bater a meta de vacinação imunizando 2,7 milhões de paranaenses.

O secretário estadual da Saúde, Antônio Carlos Nardi, disse que neste sábado todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários devem buscar os locais de vacinação, principalmente aqueles com dificuldade de acesso durante a semana.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"O Dia D é uma grande oportunidade de mobilização e do alcance da meta de completar 90% de cobertura vacinal do público prioritário. Chamamos todos os paranaenses que reservem um espaço no sábado e compareçam para se proteger", afirmou.

Leia mais:

Imagem de destaque
UNIDADE DO JARDIM DO SOL

Após desabamento de forro, UPA de Londrina pode ser transferida para prédio na Faria Lima durante obras

Imagem de destaque
PARA CRIANÇAS DE 10 E 11 ANOS

Cambé inicia vacinação contra dengue nesta terça-feira (27)

Imagem de destaque
Mais de 58 mil casos no PR

Brasil ultrapassa 650 mil casos de dengue; 94 mortes desde o início do ano

Imagem de destaque
Entenda

'Quadro psicótico', diz Vanessa Lopes ao falar sobre o que a fez sair do BBB


O horário de funcionamento das Unidades de Saúde e postos volantes é definido pelos próprios municípios, sendo que a orientação da Secretaria é manter os pontos de vacinação abertos entre 8h e 17h.

Publicidade


Londrina


Em Londrina, todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) irão realizar a aplicação das doses em Londrina. A comunidade pode procurar os serviços no ponto de atendimento mais próximo de seu trabalho ou residência, de segunda a sexta-feira, nos horários regulares de funcionamento das unidades.

Publicidade


Campanha


Nesta edição, o público-alvo são as pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 4 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres em até 45 dias depois do parto), profissionais de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e professores das instituições públicas e privadas.

Publicidade


Até esta segunda-feira (7), o Paraná já vacinou mais de 1 milhão de pessoas. As maiores coberturas são de puérperas (47,1%) e idosos (46%). No entanto, ainda é baixa a vacinação entre crianças (20,6%) e gestantes (30%).


"Em média, a vacina demora cerca de 15 dias para fazer efeito, por isso, quanto mais cedo for a imunização, melhor será sua eficácia, principalmente no período de baixas temperaturas", disse o secretário.

Publicidade


A vacina é efetiva contra os três tipos de vírus da gripe que mais circulam no país: influenza A (H3N2), influenza A (H1N1) e influenza B, sendo apenas contraindicada para pessoas que possuem histórico de reação alérgica grave ao ovo.


Logística


A vacina é adquirida pelo Ministério da Saúde e distribuída aos Estados, que devem enviar as doses aos municípios para aplicação em suas unidades de saúde. Neste ano, o Ministério programou a distribuição ao Paraná em sete lotes.

"Até a primeira semana de maio, recebemos cerca de 78% do volume de doses a que o Estado tem direito e rapidamente encaminhamos aos 399 municípios. Toda cidade tem condições de fazer o Dia D com tranquilidade", acrescentou o secretário. O Paraná ainda receberá dois novos lotes, programados para chegar no dia 18 e no dia 25 de maio.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade