A Secretaria Estadual da Saúde, com apoio da Pastoral do Idoso, promove a 1ª Semana de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos. Com palestras para profissionais da saúde e população em geral, a programação iniciou nesta segunda-feira (19) e segue até sábado (24), com programação em Londrina e Curitiba.
"O número de idosos vem aumentando e, por isso, temos que ter um cuidado cada vez maior com a saúde destas pessoas. Nosso objetivo aqui no Paraná é que elas envelheçam com qualidade de vida", enfatizou o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto.
"Os estudos demonstram que 30% dos idosos sofrem quedas e isso é um problema, pois a queda pode gerar uma fratura ou algo mais grave. Por este motivo, é muito importante debater esse assunto não apenas com os idosos, mas com suas famílias e a sociedade como um todo", destacou o coordenador estadual da Divisão de Saúde da Pessoa Idosa, Rubens Bendlin.
Prevenção
Estudos mostram que cerca de 75% das quedas com idosos ocorrem em casa. Além das fraturas, outro problema que elas provocam é o medo. Para o fisioterapeuta e especialista em prevenção e manejo de quedas Jarbas Melo Filho, este sentimento torna o idoso ainda mais vulnerável.
"O medo de cair que o idoso desenvolve após um acidente como esse faz com que ele diminua suas atividades, se movimente menos e até se locomova de forma inadequada, com ainda mais risco de sofrer uma nova queda", explica Jarbas.
O especialista afirma ainda que ações simples como a retirada de tapetes soltos dentro de casa, a melhora da iluminação dos ambientes e a instalação de corrimãos em escadas e banheiros diminuem muito a possibilidade de acidentes. "Idosos devem também praticar alguma atividade física para manter o equilíbrio, a flexibilidade de movimento e sua independência funcional. Andar de bicicleta, fazer hidroginástica e até mesmo grupos de caminhada podem fazer toda a diferença", ressaltou.
Confira algumas dicas que ajudam a evitar acidentes:
- Mantenha os ambientes bem iluminados;
- Durante a noite, deixe algumas luzes acesas em locais de circulação, como banheiros, corredores ou quartos;
- Evite tapetes;
- Não deixe fios de luz, roupas, sapatos ou outros objetos espalhados pelo chão;
- Ao subir escadas, apoie-se no corrimão;
- Guarde objetos de uso frequente em locais de fácil acesso. Não suba em bancos ou cadeiras para alcançá-los;
- Instale barras de apoio no banheiro, próximas ao vaso sanitário e no box do chuveiro;
- Mantenha os pisos secos e evite encerá-los;
- Mesmo dentro de casa, evite usar chinelos e pantufas. Prefira calçados de borracha e salto baixo;
- Ao andar na rua, preste atenção em raízes de árvores, buracos e obstáculos nas calçadas;
- Atravesse apenas na faixa de segurança, com calma e respeitando o sinal;
- Não saia desacompanhado.
Na quinta-feira (22), em Londrina, haverá uma manifestação no Calçadão Central para a sensibilização da sociedade com o problema das quedas em idosos. O evento ocorre das 9h às 17h e contará com a distribuição de folderes e panfletos, aferição de pressão e glicemia e orientação a população.
Na mesma data, acontece no Sindicato Nacional dos aposentados e Pensionistas (Sindnapi) palestra com o ortopedista Fernando Cinagawa sobre saúde do idoso. O Sindnapi fica na Rua Rio Grande do Norte, 1082, no Centro.
No sábado (24), em Curitiba, das 9h às 13h, na Boca Maldita, a semana será encerrada com atividade similar à promovida em Londrina. Na Capital paranaense esta iniciativa vai de encontro ao Dia Mundial de Prevenção de Quedas, data criada pela Organização Mundial da Saúde para conscientizar e orientar a sociedade acerca do tema.