A Secretaria de Saúde vai realizar neste final de semana visitas domiciliares, mutirão de limpeza em terrenos baldios, aplicação de inseticida e atividades educativas, nas regiões leste, sul e oeste. O objetivo é combater o mosquito da dengue, Aedes Aegypti.
A equipe de operação de inseticida realizará vistoria e aplicação de inseticida com ação residual em pontos estratégicos, como borracharias, ferros-velhos e recicladoras. Também será aplicado fumacê costal para contenção de barreiras, evitando a emigração do vetor para outras localidades. Os educadores de bairro estarão realizando divulgação em entidades religiosas, comércios e empresas.
Na região leste, 52 agentes de endemias devem visitar aproximadamente 1.470 imóveis, localizados no quadrilátero entre a avenida das Maritacas, rua Ortigueira, Pedro Boratim e Nilton Saconatto. Serão vistoriados os bairros Indusvile, Lindoia e Chácaras próximas a Sanepar.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Na região sul, 37 agentes de endemias estarão fazendo a recuperação de imóveis fechados no União da Vitoria, Piza, Roseira, nos jardins Adriana, Claudia e San Diego. Na região oeste o trabalho será feito nos jardins Santo Antonio, Pinheiros, Bandeirantes e Bancários.
No domingo, 8 agentes estarão vistoriando os fundos de vales nos jardins Messiânicos, Professora Marieta, Tókio, Santo André e Santa Rita.
O coordenador de Endemias, Elson Belisário, pede que a população atenda os agentes para que o trabalho seja feito de forma efetiva. "É preciso um trabalho conjunto com a população para que possamos evitar o criadouros do mosquito, em plantas e frascos com água, bebedouros de animais, tanques, piscinas com água não tratada, calhas e lajes."