A segunda etapa da vacinação conta a gripe A, prevista para ser concluída nesta quinta-feira (1), em virtude do feriado da Sexta-Feira Santa, foi prorrogada pela Secretaria Municipal de Saúde até o dia 9 de abril. Com isso, gestantes, portadores de doenças crônicas, com menos de 60 anos, e crianças de seis meses a dois anos de idade, que ainda não se vacinaram, poderão procurar as unidades básicas de saúde para se prevenir contra a doença.
Ao todo, 24.419 pessoas foram vacinadas até agora na campanha, contabilizando os dados levantados pela Secretaria de Saúde até ontem (31). Na segunda etapa, 16.130 pessoas foram contempladas com a ação. Destas, 2.670 são gestantes, 7.235 portadores de doenças crônicas com menos de 60 anos e 6.225 crianças de seis meses a dois anos.
Apesar da prorrogação da segunda etapa, os adultos de 20 a 29 anos, que serão contemplados com a terceira fase da campanha, que começa na próxima segunda-feira (5) e se estende até 23 de abril, não serão prejudicados. Segundo a diretora de Epidemiologia e Informações sobre Saúde da Secretaria de Saúde, Sandra Regina Caldeira, esse público será vacinado normalmente. "Desenvolvemos uma parceria com a UEL, Unopar e Unifil, que receberão doses da vacina para serem aplicadas nos estudantes pertencentes ao público que queremos atingir", comentou.
Leia mais:
Atendimento a dependentes de apostas cresce sete vezes no SUS, com alta entre mulheres
Aumento de casos de coqueluche pode estar ligado à perda de imunidade vacinal e cobertura insuficiente
Saúde alerta para a necessidade da vacinação contra a coqueluche para conter o aumento de casos
Falta de Ozempic em farmácias leva pacientes à busca por alternativas
De acordo com ela, é necessário que a população, apesar da aplicação da vacina, continue atenta às recomendações básicas de prevenção. "Reforçamos a importância da comunidade local continuar com o hábito de lavar as mãos corretamente e passar o álcool-gel, dentre outras prevenções", concluiu a diretora. Londrina, atualmente, tem 19 casos confirmados da gripe A, sendo que 2.274 notificações já foram feitas na cidade.