A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Controle de Endemias, realiza, na próxima semana, na quinta-feira (20), das 9 às 13h30, uma exposição de diversas endemias em uma empresa da região oeste. Será na Avenida Esperanto, 703, Cilo ll.
O objetivo é conscientizar cerca de 80 colaboradores da empresa, para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegyti, transmissor da dengue e outras doenças. Para isso, e equipe da Endemias montará exposição do larvário, com o ciclo do mosquito, e levará a maquete do quintal certo e o errado, além de materiais lúdicos, que simbolizam os criadouros do Aedes.
Também serão levados os mostruários do caramujo africano, da esquistossomose e bicho barbeiro. Segundo a educadora em Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimara Vasconcelos, os trabalhadores receberão orientações quanto ao armazenamento correto dos objetos que podem acumular água, servindo de criadouros para o mosquito, entre outras informações.
Leia mais:
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Nísia Trindade descumpre promessa de disponibilizar medicamentos de câncer de mama no SUS
Também serão entregues a eles panfletos com orientações sobre todas as endemias. "Os colaboradores são de diversas regiões de Londrina, por isso a importância de realizamos este tipo de ação, para que eles levem, para seus familiares e colegas, as informações que passaremos aqui, a fim de evitarmos uma epidemia de dengue durante o verão", ressaltou.
Segundo Lucimara, a orientação é para que os cidadãos dediquem pelo menos 10 minutos, duas vezes na semana, para vistoriar os seus quintais e casas, recolhendo objetos como garrafas, tampinhas, sacos plásticos, entre outros itens que podem acumular água. "Sabemos que os ovos do Aedes aegypti podem sobreviver por até 450 dias em ambientes secos, podendo vir a eclodir no verão, devido às chuvas e as temperaturas mais altas, por isso a importância dos cuidados constantes, inclusive no inverno", frisou.
Os interessados em fazer agendamentos de atividades junto à Coordenação de Controle de Endemias podem entrar em contato pelo Disque Dengue (0800 4001 893), das 8 às 13h30. O número também pode ser acionado para a comunidade tirar dúvidas e denunciar possíveis focos do mosquito.
Números da dengue
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta quarta-feira (12), o relatório semanal com os dados sobre a dengue em Londrina. Do início do ano até o momento, foram registradas 2.143 notificações relacionadas à doença. Deste total, 30 casos foram confirmados e 1.857 descartados. Outros 256 estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais.