Para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Controle em Endemias, realiza uma ação educativa nesta segunda-feira (2), no saguão do Aeroporto de Londrina Governador José Richa. Das 8h30 até as 14 horas, os agentes de combate a endemias estarão no local informando passageiros, comerciantes e funcionários sobre a importância de combater o mosquito.
Segundo a educadora em Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimara Vasconcelos, essa ação faz parte de uma série de medidas que reforçam o trabalho desenvolvido durante o ano. "Nesta época de verão, com altas temperaturas e muita chuva, devemos ter atenção redobrada para eliminar os locais e objetos que acumulam água. O ovo do mosquito Aedes aegypti sobrevive, sem água, por 450 dias. Com as chuvas, esse ovo entra em contato com a água e eclode", explicou.
Lucimara adiantou que, durante a ação educativa, um estande será montado com vários materiais explicativos. "Teremos ali uma maquete mostrando os diversos pontos e objetos que acumulam água e são possíveis criadouros, como pneus, tampa de garrafa, embalagens plásticas e outros. Também vamos mostrar o ciclo de vida do Aedes, e suas fases", disse.
Leia mais:
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Nísia Trindade descumpre promessa de disponibilizar medicamentos de câncer de mama no SUS
Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência
Para a educadora em Endemias, é muito importante que, antes e após as viagens de férias, as famílias verifiquem atentamente os quintais dos seus imóveis. "Essa inspeção evita que o seu quintal tenha criadouros do mosquito Aedes aegypti. Nosso trabalho é evitar que haja epidemia de dengue em nossa cidade, e contamos com a população para conseguir esse feito", reforçou.