A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Endemias, promove na próxima terça-feira (30) palestra para conscientização sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti. A atividade será realizada com os funcionários da Copel, localizada na Rua Chile, 46, Vila Brasil. Devem participar cerca de 40 colaboradores, e a palestra terá início às 9 horas.
O objetivo da ação é promover a conscientização dos funcionários, incentivando a eliminação de possíveis criadouros do mosquito. O Aedes pode transmitir diversas doenças, como dengue e zika vírus.
Na quarta-feira, a equipe de Endemias participa do Dia do Desafio, com ação na Praça Nishinomiya. Das 9 horas às 13h30, haverá uma exposição de endemias contendo o ciclo do mosquito Aedes aegypti, e também sobre o caramujo africano, caramujo da esquistossomose, e o Bicho Barbeiro.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Segundo a educadora em Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimara Vasconcelos, os trabalhos educativos visam orientar a população para que proteja seus imóveis, principalmente as residências, contra os transmissores de doenças. "No caso do mosquito Aedes, é importante que as pessoas conheçam as formas de prevenção, que é eliminar todo e qualquer ponto que possa acumular água. Ou, se não for possível eliminar, lavando bem com os produtos adequados, evitando assim a proliferação do mosquito", destacou.
Doença de Chagas
Ainda na quarta-feira (31), agentes de endemias realizam, às 9 horas, uma palestra educativa no Jardim Progresso, sobre o Bicho Barbeiro, vetor da doença de Chagas. Recentemente, foram encontrados no bairro vários bichos barbeiros, e destes, a maioria estava contaminada com a doença. A palestra será realizada na Associação de Moradores, localizada na Rua Coelho Neto, S/N.
Durante a palestra, que é voltada a toda comunidade da região, os participantes vão aprender a identificar corretamente o Bicho Barbeiro, e serão orientados sobre os sintomas da doença de Chagas, e como a doença se desenvolve e prejudica o corpo humano. "A região está passando por uma investigação, onde pretendemos identificar os motivos dessa proliferação do inseto, e também avaliar se há pessoas contaminadas", disse Lucimara.
Os moradores irão aprender a recolher os insetos encontrados, de maneira segura e apropriada, para que sejam entregues ao órgão responsável pela análise. "Em caso de dúvidas, a população pode procurar a Unidade Básica de Saúde da região, onde um agente de endemias está à disposição para atendê-los", ressaltou a educadora em Endemias da SMS.