As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana de Londrina estarão abertas em horário especial neste sábado (21), das 8 às 17 horas, para realizar o "Dia D" de vacinação contra a dengue. O público alvo são jovens, com idade entre 15 e 27 anos e para ser imunizado, basta o cidadão apresentar documento de identidade, que é obrigatório, e a carteira de vacinação, se tiver.
Neste dia, o posto fixo no calçadão funcionará das 9 às 13 horas, seguindo o horário do comércio local. Esta é a terceira etapa de vacinação, voltada apenas para quem já tomou a primeira ou segunda dose da tetravalente contra a dengue.
As doses da tetravalente contra a dengue são fornecidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A vacina foi produzida por uma empresa francesa e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após 20 anos de pesquisas. A proteção é contra quatro subtipos virais da doença.
Leia mais:
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
A imunização é completa após a aplicação de três doses, com intervalo de seis meses entre elas, e não podem ser aplicadas em conjunto com vacinas para outras doenças. Ela não pode ser aplicada em gestantes; mulheres que amamentam; pessoas com baixa imunidade congênita ou adquirida; e pessoas em tratamento com corticoides em dosagens elevadas e prolongadas.