Notícias

Saúde realiza Dia D de vacinação contra Influenza no sábado

02 mai 2019 às 21:19

A Secretaria Municipal de Saúde irá realizar o Dia D de vacinação contra Influenza, quando todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana estarão abertas, das 8 às 17 horas, para imunizar as pessoas que integram o público-alvo da vacinação.


Segundo o secretário da pasta, Felippe Machado, o objetivo principal do Dia D é melhorar a cobertura vacinal dos grupos prioritários, atingindo as pessoas que não puderam ser imunizadas durante a semana, por conta dos afazeres do dia a dia. "A imunização é muito importante, pois os casos mais graves do vírus podem levar ao óbito. Até o momento o Paraná registra 24 casos confirmados de pessoas que adoeceram pelo vírus da influenza, sendo 17 em decorrência do H1N1, e nove óbitos", contou.


A campanha está na segunda fase e prossegue até o dia 31 de maio. Podem receber a dose, crianças, entre seis meses e menores de seis anos; gestantes e puérperas, que são as mulheres que tiveram parto nos últimos 45 dias; idosos (pessoas com idade superior a 60 anos ou que completem 60 anos em 2019); trabalhadores da saúde, tanto na rede pública como privada.


Também integram o público-alvo, os pacientes com doenças crônicas e que tenham indicação médica; professores em atividade; população indígena, incluindo crianças com mais de seis meses; funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa; além de profissionais das forças de segurança e salvamento, como policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.


A imunização é gratuita e durante a semana está sendo realizadas em todas as UBSs da zona urbana e rural. Para receber a dose, é necessário ter em mãos a carteira de vacinação e, se possível, documento de identificação com foto.


No caso das puérperas é preciso levar também o comprovante de nascimento do bebê. Os professores deverão apresentar declaração da unidade escolar onde atuam; pacientes com doenças crônicas ou outras condições clínicas especiais precisam ter em mãos solicitação médica que indique a patologia de base e a necessidade da vacina; e os trabalhadores da saúde, seja da rede pública ou privada, devem apresentar sua identificação profissional. As forças de segurança devem estar uniformizadas ou com documento de identificação.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no Hemisfério Sul, incluindo o H1N1, e é contraindicada para bebês menores de seis meses. Ela não causa a gripe e a relação completa de comorbidades com indicação para receber a dose pode ser conferida na Nota Técnica emitida pelo Ministério da Saúde, página 15, link https://bit.ly/2GzouN0.


Continue lendo