Nos últimos quatro meses, a Secretaria Municipal de Saúde realizou 1.205.232 consultas ambulatoriais em Londrina. Este e outros dados relativos à oferta e produção de serviços na rede assistencial e indicadores de saúde foram apresentados pelo secretário de saúde, Francisco Eugênio de Souza, durante a audiência pública realizada na Câmara de Vereadores na manhã de hoje (27).
Com relação à produção ambulatorial, de abril a julho, das 1.493.602 consultas feitas na cidade, 71,2% delas foram realizadas pelo atendimento municipal, ou seja, 1.205.232. Outras 113.052 foram através de atendimento estadual e 175.318 por empresas privadas. Durante o 2º quadrimestre, foram realizados quase 2 milhões de atendimentos de enfermagem na cidade, pois 1.722.275 procedimentos foram executados.
A esfera municipal também realizou 455.951 exames laboratoriais, o que significa que mais da metade
de todos os exames realizados na cidade foram feitos pela Secretaria de Saúde. Ao todo, foram realizados 850.479 exames. Dos 23.221 diagnósticos realizados através dos testes rápidos, 99,6% foram feitos pelo Município. Além disso, quase 60% dos tratamentos odontológicos realizados na cidade foram feitos pela Prefeitura, onde 27.245 atendimentos foram feitos.
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Sobre os dados, o secretário de saúde explicou que 40,7% dos processos ambulatoriais foram feitos pela Secretaria de Saúde, o que é significativo visto que "a grande maioria dos procedimentos e serviços de saúde de cidades de médio porte são realizados através de empresas conveniadas e prestadoras contratadas, o que não acontece em Londrina, pois quase metade de todos os serviços é municipalizado", disse Souza.
A média mensal de atendimentos ambulatoriais realizados nos meses de abril, maio, junho e julho corresponde a quase a mesma média dos atendimentos realizados durante todo o ano de 2012. Pois, no ano passado, a média de atendimentos por mês foi de 263.291 e no segundo quadrimestre de 2013 foi de 256.665.
Em comparação com dezembro do ano passado, a Prefeitura contratou mais 53 médicos, outros 11 através de programas como o ‘Mais Médicos’ e Provab e 80 servidores da saúde, o que totaliza 144 novos profissionais para atender a população.
De acordo com o secretário da pasta, os números obtidos nos últimos quatro meses são positivos e refletem os esforços que a atual administração vem fazendo para melhorar a prestação de serviços de saúde na cidade. "São dados extremamente positivos, que mostram os avanços que estamos tendo e aquilo que precisamos melhorar. Um exemplo é a abertura da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) e a realização de exames laboratoriais 24 horas por dia. Ações que deram agilidade ao atendimento hospitalar dos londrinenses", explicou.
A abertura da UPA refletiu na queda dos números de atendimentos feitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Pronto Atendimentos próximos à UPA. Na UBS Jardim Leonor, Maria Cecília, União da Vitória, e nos Pronto Atendimentos Infantis e Adultos o número de atendimentos diminuiu, na mesma proporção em que aumentou o número de atendimentos na UPA. Em junho, 8.063 pessoas procuraram a UPA. No mês seguinte foram 17.272 e em agosto foram 22.864. "Houve essa queda no número de atendimento das UBS, porque a UPA impactou nos demais serviços, por isso que em comparação com os atendimentos do Samu não houve mudança", disse Souza.