A Secretaria Municipal de Saúde vai realizar nesta sexta-feira (24), às 8h, a primeira audiência pública para prestação de contas do Sistema Único de Saúde (SUS) de 2013. No encontro serão apresentados os dados referentes aos meses de janeiro, fevereiro, março e abril. A audiência será na Câmara Municipal, localizada na rua Governador Parigot de Souza, 145, Centro Cívico.
Durante o encontro, o secretário municipal de Saúde, Francisco Eugênio de Souza, e os diretores apresentarão os dados referentes aos procedimentos de média e alta complexidade; número de atendimentos realizados; frota de ambulância e veículos; contratação de médicos através de concurso público e seleção de outros através do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) do Ministério da Saúde; campanhas de prevenção ao câncer de colo de útero e de mama e contra a gripe H1N1; programas de saúde bucal; ações de combate e controle à dengue; adesão ao Consórcio Paraná Saúde; ações contra a tuberculose entre outras.
O secretário municipal de Saúde explicou que "é importante realizar audiências públicas, primeiramente porque é uma obrigação legal do Estado e, em segundo, porque é uma forma de prestar contas para a sociedade das ações que vem sendo realizadas na Secretaria. É uma prática cidadã e de responsabilidade de todo gestor público."
Leia mais:
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
Presidente Lula fará procedimento endovascular nesta quinta
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Para apresentar explicações sobre os dados, estarão presentes a: Diretoria-geral, as Diretorias de Serviços Complementares de Saúde (DSCS), Financeira e de Gestão de Compras e Serviços (DFGCS), de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (DGTE), de Regulação da Atenção à Saúde (DRAS), de Logística e Manutenção em Saúde (DLMS), de Atenção Primária à Saúde (DAPS), de Planejamento e Gestão em Saúde (DPGS), de Urgência e Emergência em Saúde (DUES), de Vigilância em Saúde (DVS) e a Ouvidoria e o Centro de Referência de Saúde do Trabalhador.