Na última semana, a UPA Maria Angélica Castoldo (Centro-Oeste) chegou a eliminar o tempo de espera para atendimento em alguns períodos. Um contrato firmado entre a Prefeitura de Londrina e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar), iniciado em 23 de janeiro pode ser consequência disso.
"No mês de dezembro houve um dia em que o tempo de espera chegou a 7h18. Com a utilização desta ferramenta, o pico mais alto identificado foi de 3h25. Atualmente, a média do tempo de espera está em 1h15", disse o assessor técnico da Secretaria Municipal de Saúde, Felippe Machado.
A Prefeitura irá repassar até R$ 100 mil por mês ao consórcio, valor que pode chegar até R$ 1,2 milhão por ano. Com esse repasse, a Prefeitura terá à disposição, mensalmente, 1.142 horas de trabalho de plantonistas, com jornadas de seis e 12 horas.
Leia mais:

Londrina registra quase 780 casos confirmados de dengue em 2025

Saúde confirma mais de 3.500 casos e duas mortes por dengue no PR

Região de Londrina soma cinco mortes por dengue em 2025

Londrina reforça vacinação contra HPV nas UBSs incluindo jovens de 15 a 19 anos
Segundo o diretor de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde, Felipe Pinheiro, o contrato possibilita também a redução de custos com horas extras. "O mais importante é a garantia de, pelo menos, quatro médicos por período de plantão. Isso traz resultados significativos para a população", afirmou.