A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará, nesta quarta-feira (28), novos trabalhos educativos de combate à tuberculose em Londrina. Na região oeste da cidade, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Tokio fará uma visita à Escola Municipal João XXIII para conscientizar alunos de turmas do 4º e 5º ano. A ação será promovida por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF 5) e irá ocorrer a partir das 9 horas, na sede da unidade escolar, localizada na Rua Alfred B. Nobel, 507, Vila Industrial.
De acordo com o educador físico do NASF 5, Geder Harami, os estudantes receberão orientações e materiais infomativos a respeito da tuberculose para que haja um maior entendimento sobre os sintomas e sinais que possam estar relacionados à doença. "A intenção é conversar com as crianças, mostrar como ocorre o contágio da tuberculose, suas características, a fim de demonstrar a importância da prevenção em saúde. Dessa forma, os pais e familiares dos alunos podem também saber identificar os sintomas, como a tosse prolongada, por exemplo, e, quando necessário, procurar por ajuda médica", explicou.
Além das orientações sobre tuberculose, uma psicóloga do NASF 5 também aproveitará a atividade para conversar com os jovens alunos sobre violência e abuso social. Ainda na quarta-feira (28), a equipe da UBS Jardim Eldorado, na região sul, realizará abordagem educativa na Paróquia Santa Rita de Cássia. O trabalho de prevenção à tuberculose será direcionado aos usuários da unidade que participam do grupo de terapia comunitária oferecido no bairro, sob orientação do médico Mauro Tanaka. Haverá entrega de panfletos e orientação aos participantes, com conteúdos sobre medidas preventivas e tratamento à tuberculose. A paróquia fica localizada na Rua Pedro Abelardo, 70.
Leia mais:
Brasil atingiu a marca de 672 mil pacientes que se tratam com cannabis medicinal
Deborah Blando revela que tem fibromialgia há 36 anos
Estudo aponta alta letalidade de cânceres relacionados ao tabaco
Anvisa estabelece novas regras para manipulação de implantes hormonais
Outra ação do cronograma de tuberculose foi realizada ontem (26) na UBS do Conjunto Maria Cecília, na região norte. Uma palestra foi desenvolvida no grupo de fisioterapia, aberta para cerca de 40 participantes, com abordagem explicativa, entrega de panfletos e agendamento de coleta de escarro.
Desde o início de março, a Secretaria Municipal de Saúde vem intensificando as atividades educativas acerca da tuberculose, com a finalidade de conscientizar o maior número de pessoas. Várias UBSs de Londrina, em todas as regiões, estão desenvolvendo até o final do mês trabalhos como palestras, orientações em salas de espera e distribuição de materiais informativos, visitas domiciliares, entre outros. As ações remetem ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, data celebrada em 24 de março.