A SMS (Secretaria Municipal de Saúde) divulgou, nesta quinta-feira (2), boletim semanal com os dados sobre a dengue em Londrina, em coletiva de imprensa concedida pela diretora de Vigilância em Saúde, Sônia Fernandes. Os dados apontam que embora o número de casos confirmados de dengue tenha subido para 808, houve uma diminuição no número de casos notificados nas últimas semanas, ou seja, aqueles que são suspeitos.
Sônia explicou que a curva de notificações caiu de mais de 600 casos por semana para 77, registrados na semana anterior. "É natural que os casos positivos tenham subido e vão crescer ainda mais, porque temos mais de 4 mil casos aguardando o resultado de exames, mas a maioria das confirmações são de pessoas que tiveram dengue há mais tempo. Isso tem uma importância muito grande, porque demonstra que estamos tendo um controle da doença no município", disse.
De acordo com os dados do boletim, do início do ano até agora foram registrados 6.844 casos notificados de dengue. Destes, 2.089 já foram descartados e outros 3.947 estão em análise, aguardando o resultado de exames laboratoriais. Há cinco pessoas internadas neste momento, em decorrência da doença, cinco mortes confirmadas e uma sendo analisada.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Segundo Sônia, com a chegada do clima frio, aliado ao trabalho de combate ao Aedes aegypti, a tendência é que os números de notificações diminuam. "Isso não significa que podemos descuidar, pios esta é a melhor época para fazermos o trabalho de controle do vetor, que inclui as ações de limpeza e remoção de objetos que possam acumular água, para termos um próximo verão livre de epidemia", alertou.
Ações – Nesta semana os agentes de Endemias estão fazendo um trabalho de orientação com a comunidade do bairro Jatobá, região sul, para que os moradores recolham objetos e entulhos que possam acumular água e deixem para fora de seus quintais neste sábado (4). A partir das 8h, a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) fará o recolhimento destes objetos.
O segundo LIRAa (Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti) de 2019 está previsto para iniciar no dia 13 deste mês. Os dados são importantes para que o município obtenha a estimativa da infestação pelo vetor da dengue, incluindo os bairros mais críticos, e para planejar as ações de controle do vetor no segundo semestre.
As ações educativas do setor de Endemias também prosseguem. Nesta segunda-feira (6), às 9h, haverá uma palestra sobre a dengue no Colégio Estadual do distrito de Guaravera, para 220 alunos da escola e colaboradores. O objetivo é conscientizar as crianças da importância do controle do Aedes aegypti
Na terça (7), crianças de 2 a 5 anos e colaboradores também vão participar de uma palestra com o mesmo enfoque, além de uma exposição sobre a dengue, que contém o larvário, que demonstra o ciclo do Aedes, e a maquete do quintal certo e o errado, no que diz respeito à prevenção da proliferação do mosquito.