Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Direitos Humanos

Secretaria comemora conquistas no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Redação Bonde / Portal Brasil
03 dez 2014 às 15:47

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A secretária municipal da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro, Georgette Vidor, comandou nesta quarta-feira (3), na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, a programação comemorativa do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, destinada aos cerca de 200 usuários atendidos nas seis unidades mantidas pelo órgão.

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar a população.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Formada em educação física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Georgette Vidor é considerada uma das técnicas de ginástica olímpica mais respeitadas do país. Trabalhou na Seleção Brasileira de Ginástica Artística e no Clube de Regatas do Flamengo, no Rio de Janeiro, entre outros lugares, onde acumulou os cargos de supervisora geral de ginástica artística e técnica chefe da equipe principal feminina. Em 1997, sofreu um acidente que a deixou paraplégica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nova atividade

Usina nuclear de Angra 2 testará produção de remédio contra câncer

Imagem de destaque
Recorde

Brasil atingiu a marca de 672 mil pacientes que se tratam com cannabis medicinal

Imagem de destaque
Doença crônica

Deborah Blando revela que tem fibromialgia há 36 anos

Imagem de destaque
Letalidade de até 80%

Estudo aponta alta letalidade de cânceres relacionados ao tabaco


Ao falar à Agência Brasil, a secretária disse que o dia de hoje representa bastante, "porque são muitos anos de luta das pessoas com deficiência. Acho que o mundo inteiro vem se mexendo para tornar as cidades mais acessíveis.

Publicidade


E, no momento você pode andar nas calçadas, tem transporte público, tem acesso à educação, ao trabalho e todas as questões de saúde, que são necessárias para qualquer cidadão ter uma vida normal".


A secretária salientou que as pessoas com deficiência tiveram a oportunidade de ir até o evento na Cidade das Artes usando o transporte público, como o sistema rápido de ônibus e metrô, "para que entendam que podem, sim, estar nas ruas usufruindo dos espaços e que a luta tem que continuar, porque embora as dificuldades ainda existam, cada vez mais as cidades estão se tornando mais acessíveis. O mundo está entendendo que a pessoa com deficiência tem direito de viver como qualquer cidadão, desde que a cidade esteja preparada para isso".

Publicidade


O dia é de festa, em que se comemoram as vitórias alcançadas, acentuou. Georgette Vidor confirmou que a data instituída pela ONU ajuda a sociedade a entender que as oportunidades devem ser iguais para todos.


"É a pessoa conhecer e entender esta realidade. Porque a população não sabe as necessidades dessas pessoas, os diferentes tipos de deficiências. A data dá visibilidade a esta questão."

Segundo a secretária, a imprensa ajuda também a tornar pública a luta das pessoas com deficiência. "A gente está avançando", disse Georgette. Segundo ela, em todos os países, "desde o mais rico até o mais pobre", estão sendo vistas obras para adaptação de construções, transportes e equipamentos públicos. "Muita coisa precisa ser feita, mas acho que hoje é um dia para comemorar as conquistas efetuadas."


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo