A Secretaria de Saúde do Paraná confirmou a primeira morte por dengue neste ano de 2014 no Estado, no boletim epidemiológico da doença divulgado nesta terça-feira (21). O caso, que aconteceu com uma mulher de Nova Londrina, no Noroeste do Paraná, já havia sido notificado pela prefeitura municipal.
Segundo a Sesa, a vítima da doença havia apresentado sintomas no dia 20 de dezembro, mas só foi medicada em 25 de dezembro, porque se recusou a ficar no hospital e decidiu viajar para Curitiba. A orientação dada à paciente na capital foi que ela ficasse internada para reidratação, mas ela preferiu retornar à Nova Londrina. Como o quadro se agravou, ela veio a óbito no dia 3 de janeiro.
A Sesa também confirmou três cidades em epidemia: Nova Londrina, Marilena e Alvorada do Sul. Desde o mês de agosto de 2013 até a segunda semana de janeiro de 2014, o estado contabiliza 501 casos confirmados de dengue, crescimento de 37% em relação aos 315 casos que foram registrados até o boletim anterior, que foi divulgado no dia 6 de janeiro.
Leia mais:
Investigação sobre desvios em compra de vacina da Covid volta ao STF, e PGR analisa em segredo
Droga injetável contra HIV é eleita descoberta de 2024 pela revista Science
Estudo sugere que consumo de chocolate amargo está ligado à redução no risco de diabetes tipo 2
Lula tem alta da UTI e passa a ter cuidados semi-intensivos no hospital
O número de casos confirmados é menor do que no mesmo período de 2012/2013, quando eram 1.269 pessoas com a doença.