Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Operação verão

Secretaria da Saúde oferece teste de HIV nas praias

Agência Estadual de Notícias
04 jan 2013 às 18:02

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria de Estado da Saúde montou três tendas de orientação sobre HIV, sífilis e outras doenças sexualmente transmissíveis ao longo da orla paranaense. Equipes de saúde distribuem preservativos e materiais educativos, informam os veranistas e os encaminham para a realização do teste rápido de diagnóstico do HIV e da sífilis.

Os testes estão disponíveis em unidades de saúde próximas às praias dos municípios de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. "Eles ampliam o acesso ao diagnóstico dessas doenças silenciosas e diminuem o risco de transmissão vertical, aquela que ocorre de mãe para filho", explicou o técnico da divisão de Dst/Aids da Secretaria da Saúde, Francisco dos Santos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para realizar o exame é preciso de apenas uma gota de sangue retirada do dedo da pessoa. O resultado sai em cerca de 30 minutos e, caso dê positivo, o paciente já é encaminhado imediatamente para o tratamento. Antes e após o teste, a equipe de saúde também faz um breve aconselhamento sobre as medidas preventivas das Dsts.

Leia mais:

Imagem de destaque
Segundo pesquisadores

Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência

Imagem de destaque
Entenda

Novos planos de saúde poderão ser cancelados com duas mensalidades atrasadas

Imagem de destaque
Tinha comorbidades

Saúde confirma morte de homem em decorrência da dengue em Cambé

Imagem de destaque
Caráter excepcional

Anvisa aprova registro do primeiro medicamento para distrofia muscular de Duchenne


A ação, que se estenderá durante toda a Operação Verão 2012/2013, é uma parceria da Coordenação Estadual de Controle de Dst/Aids com as secretarias municipais de saúde do Litoral. Durante o Carnaval, o trabalho será intensificado e também haverá tendas adicionais em locais com grande circulação de foliões.

O objetivo é atingir principalmente o público jovem que está de férias no Litoral. A maior parte dos casos de aids registrados no Paraná está na faixa etária entre 13 e 34 anos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo