Para que os foliões londrinenses tenham um carnaval saudável e consciente, três equipes do Programa Municipal de DST/HIV/Aids estarão, neste mês, nas recepções de alguns bares e casas noturnas da cidade. O objetivo é que os jovens que frequentam esses locais recebam orientação sobre a realização dos testes rápidos que detectam a contaminação pelo Vírus HIV, causador da Aids.
A ação será realizada no próximo final de semana (dias 6 e 7) nas casas noturnas, a partir das 23 horas. As equipes também estarão nas apresentações do "Bloco Bafo Quente", no dia 15, no Aterro do Lago Igapó, e no dia 17 na Praça Nishinomiya, ambas a partir das 19 horas.
A mobilização deu-se a partir de dados do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que mostram que no ano de 2014 o centro teve o diagnóstico de 52 casos positivos de HIV. Desse número, 39 são homens e 13 são mulheres, todos na faixa etária entre 15 e 39 anos.
Leia mais:
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Nísia Trindade descumpre promessa de disponibilizar medicamentos de câncer de mama no SUS
Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência
Teste rápido
A rede municipal de saúde (Unidades Básicas de Saúde e no CTA) conta com quatro testes rápidos disponíveis que indicam reagentes para Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), HIV, Sífilis e Hepatites B e C.
O teste rápido de HIV apresenta resultado em torno de 20 a 30 minutos e a finalidade é fazer o diagnóstico e tratamento de forma precoce. O diagnóstico tardio pode acarretar danos irreversíveis ao organismo e levar até ao óbito do paciente.
Programação do trabalho preventivo:
6 e 7/2- bares
7/2- calçadão
15/2 - aterro do Lago Igapó,com apresentação do Grupo Bafo Quente
16/2- Santiago - Escola de Samba Explode Coração
17/2 - Praça Nishinomiya