A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará, até o final de março, ações de combate à tuberculose por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em todas as regiões da cidade por meio de mutirões, entrega de informativos, coleta de exames nas próprias sedes das unidades e em espaços localizados nas regiões de abrangência. "Também serão feitas atividades educativas junto aos grupos de atividades físicas já existentes em cada UBS, visitas domiciliares e ações em escolas para conscientizar as crianças e adolescentes", informou Valéria Barbosa, diretora de Atenção Primária à Saúde.
Na terça-feira (6) o Bonde publicou uma reportagem que mostra que, em 2017, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, Londrina registrou 133 novos casos de tuberculose, o que corresponde e uma taxa de diagnósticos abaixo da meta, uma vez que 200 a 240 pessoas deveriam ter sido diagnosticadas. De acordo com informações da SMS, em 2017 foram diagnosticados 136 casos de tuberculose em Londrina, com uma incidência correspondente a 24,4 casos para cada 100.000 habitantes.
Nesta quinta-feira (8), a partir das 7h, haverá ação educativa e coleta de exames para o diagnóstico da doença, na sede da UBS do Jardim Eldorado. No mesmo dia, será feita uma atividade similar pela UBS San Izidro, na Capela Sagrada Família, às 8h. As duas unidades estão localizadas na região sul.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Já na UBS do Conjunto Lindoia, na região leste, a ação ocorre a partir das 8h com abordagens educativas nos grupos e coleta de escarro. No decorrer do dia, também será feita divulgação em uma feira livre realizada em frente à Igreja Cristo Bom Pastor, na rua Nova Esperança, 222. Neste local, ficará montada uma barraca para as orientações, verificação de pressão e coleta de exames na sala da igreja.
Na região oeste de Londrina, a UBS do Jardim Leonor terá trabalhos a partir das 8h, com coleta de exames e orientações à comunidade. A área da recepção da unidade estará decorada para fornecer informações aos usuários.
Na sexta-feira (9), das 13h às 18h, a equipe da UBS Guanabara prestará serviços de orientação no Shopping Aurora, com educação em saúde e coleta coletiva nos casos positivos de sintomáticos respiratórios. A ação é voltada a adultos acima de 18 anos com sintomas respiratórios.