Nesta quinta feira (12), das 8 às 14 horas, agentes do setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde estarão na Vila Nova para fazer a divulgação do trabalho de coleta de diversos materiais recicláveis. A ação será realizada no sábado (14), a partir das 8 horas, em parceria com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e voluntários. Serão recolhidos materiais como pneus, pias, tanques, caixas d´água, vasos sanitários, entre outros, além de rejeitos.
A ação vai abranger o quadrilátero das ruas Tietê, Grajaú, Araguaia e Avenida Rio Branco. Segundo a educadora em Endemias do Município, Lucimara Vasconcelos, na quinta-feira (12), os agentes irão percorrer o bairro da Vila Nova para orientar os moradores a colocarem os materiais que serão recolhidos no sábado (14), nas calçadas de suas casas. A estimativa é recolher quatro caminhões com os recicláveis.
Durante as visitas na quinta-feira (12), os agentes também vão distribuir panfletos e sacos verdes específicos para o descarte de materiais recicláveis, como papel, plástico, vidros e metais. O recolhimento de recicláveis na Vila Nova acontece todas as segundas-feiras, a partir das 7 horas. "Além de promover o recolhimento dos materiais, a ação objetiva orientar os moradores, ressaltando a importância dos cuidados permanentes com suas casas, para evitar o acúmulo de materiais que possam acumular água e consequentemente se tornarem criadouros do mosquito Aedes aegypti", destacou Lucimara.
Leia mais:
Hemepar faz alerta para doação de sangue antes das festas de fim de ano
Ministério da Saúde amplia de 22 para 194 serviços voltados à população trans no SUS
Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
Na sexta-feira (13), das 9 às 12h30, a Secretaria Municipal de Saúde realiza mais uma ação na região, na rua Grajaú com a rua Purús, na praça do Santuário Nossa Senhora Aparecida de Londrina, denominada "Unidos no Combate ao Aedes aegypti". A intenção é envolver a comunidade nos cuidados que devem ser tomados para diminuir a infestação do Aedes aegypti.
Será montado um espaço voltado à orientação dos moradores, onde serão realizadas oficinas para a população, montadas pelos alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) Alaíde de Fausto de Souza e do Colégio Estadual Nilo Peçanha. A ação também conta com parceria da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Nova; Instituto Pedagógico da Criança (IPC); Biblioteca da Vila Nova e Santuário Nossa Senhora Aparecida de Londrina.