Para encerrar as ações do Dia Estadual de Conscientização sobre a Hanseníase, celebrado no último dia 26, a Secretaria Municipal de Londrina realizará o 1º Mutirão da Hanseníase neste sábado (31), na UBS do Itapoã (Rua Benedito José Theodoro, 259).
A ação ocorrerá das 8 às 12h e visa divulgar a doença, explicar os sintomas, sinais e também seu tratamento, além de esclarecer as dúvidas da população, estimular diagnósticos e tratamento precoce, fazer a coleta em suspeitos e encaminhá-los aos ambulatórios.
O diagnóstico precoce é de extrema importância, pois uma vez que a pessoa começa a receber o tratamento, ela deixa de transmitir a doença. Todo o tratamento é oferecido pelo Sistema Único de Saúde. Todas as UBS de Londrina estão aptas a dar atendimento aos casos suspeitos.
Leia mais:
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
Presidente Lula fará procedimento endovascular nesta quinta
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
A hanseníase é uma doença contagiosa, crônica e tem alto poder incapacitante. Alguns dos sintomas são manchas no corpo, perda de sensibilidade, pele seca e com ausência de suor, febre, edemas, dor nas juntas, mal estar e emagrecimento, entre outros.
Participam da ação desenvolvida pela Secretaria de Saúde a 17ª Regional de Saúde, o Consórcio Intermunicipal do Médio Paranapanema (Cismepar) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL).