Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pandemia

Sem dados de SP, RJ, MG e AP, Brasil registra 264 mortes pela Covid-19

Folhapress
10 nov 2020 às 08:37
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Sem os dados de diversos estados, o Brasil registrou 264 mortes pela Covid-19 e 15.211 casos da doença, nesta segunda (9). Com isso, o país contabiliza 162.638 óbitos e 5.675.766 pessoas infectadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia.


São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais não divulgaram dados referentes à Covid-19. Os estados afirmam que a situação ocorre por problemas no sistema do Ministério da Saúde. Recentemente, diversas órgãos governamentais foram afetados pelo ataque de um hacker.O Amapá também continua sem dados atualizados, mas por causa do apagão que afeta o estado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Além dos dados diários do consórcio, a Folha de S.Paulo também mostra a chamada média móvel. O recurso estatístico busca dar uma visão melhor da evolução da doença, pois atenua números isolados que fujam do padrão. A média móvel é calculada somando o resultado dos últimos sete dias, dividindo por sete.

Leia mais:

Imagem de destaque
Cardiologia

Nova diretriz orienta como medir pressão arterial dentro e fora de consultório para diagnóstico

Imagem de destaque
Alarmante

Em Londrina, mortes por dengue disparam 400% em um ano

Imagem de destaque
Impasse

Dois meses depois de publicação do edital, obra da UPA Sol em Londrina segue em aberto

Imagem de destaque
Alerta

11 de abril é Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença de Parkinson: entendendo e enfrentando os desafios


De acordo com os dados coletados até as 20h, a média de mortes nos últimos sete dias é de 338, o que representa um cenário de queda em relação à média de 14 dias atrás. Nas últimas semanas, o país variou entre situações de queda da média e estabilidade.

Publicidade


Os dados são fruto de colaboração inédita entre Folha de S.Paulo, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são coletadas diretamente com as Secretarias de Saúde estaduais.


O Brasil tem uma taxa de 77,6 mortes por 100 mil habitantes. Os Estados Unidos, que têm o maior número absoluto de mortes (237.860), e o Reino Unido (49.329), ambos à frente do Brasil na pandemia (ou seja, começaram a sofrer com o problema antes), têm 72,8 e 74,2 mortes para cada 100 mil habitantes, respectivamente.

Publicidade


O Brasil também já ultrapassou a taxa da Itália de mortes por 100 mil habitantes (69,1).O México, que ultrapassou o Reino Unido em número de mortes e já contabiliza 95.027 óbitos, tem 75,3 mortes para cada 100 mil habitantes.Na América do Sul, chama a atenção também o número de mortes por 100 mil habitantes do Peru: 109. O país tem 34.879 óbitos pela Covid-19.


A Índia é o terceiro país, atrás apenas de EUA e Brasil, com maior número de mortes pela Covid-19, com 126.611 óbitos. Lá, devido ao tamanho da população, a taxa proporcional é de 9,4 óbitos por 100 mil habitantes.

Publicidade


Na Argentina, onde a pandemia desembarcou nove dias mais tarde que no Brasil e que seguiu uma quarentena muito mais rígida, o índice é de 75,4 mortes por 100 mil habitantes (33.560 óbitos).


Balanço divulgado pelo Ministério da Saúde aponta 10.917 novos casos confirmados de Covid-19 nas últimas 24h, com 231 novas mortes. O total na base federal, assim, já chega a 5.675.032 casos e 162.628 mortes confirmadas pela doença desde fevereiro.

Publicidade


A atualização mais recente, porém, não considera dados de São Paulo. Desde sexta (6), o estado vem registrando dificuldades no registro devido a problemas no acesso ao sistema federal.


Questionado, o Ministério da Saúde informa, em nota, que já reestabeleceu parte do sistema de informações, mas que "algumas páginas ainda podem apresentar instabilidades nos próximos dias e ficar temporariamente indisponíveis".


Segundo o ministério, a rede de tecnologia da pasta foi afetada por um vírus na última quinta-feira (5), o que levou o acesso à internet a ser bloqueado para evitar a propagação, além de outras medidas de segurança.A pasta não informou sobre o que pode ter levado ao problema. Inicialmente, servidores da pasta apontaram a suspeita de um ataque hacker.

A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorre em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (sem partido), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade