A 22ª Semana Mundial de Aleitamento Materno mostra os benefícios da amamentação para as mães e crianças. Durante este período que termina nesta quarta-feira, os municípios do Paraná promoveram ações para incentivar a amamentação exclusiva até os seis meses.
O foco da semana este ano é a orientação dada às mães durante o aleitamento: "Tão importante quanto amamentar seu bebê é ter alguém que escute você". No Paraná, são 20 os hospitais considerados "amigos da criança", por darem um auxílio especial para as mulheres no aleitamento e assim fortalecer o desenvolvimento dos bebês. O tema também está sendo trabalhado na Rede Mãe Paranaense, ampliando as ações no aleitamento materno visando à redução da mortalidade infantil no Estado.
Segundo a enfermeira Cibele Domingues, da Superintendência de Atenção à Saúde (SAS), o aleitamento materno é essencial para a formação da criança. "O bebê que mama tem um desenvolvimento melhor da fala e a sucção do leite materno faz com que os dentes fiquem melhor posicionados no futuro, isso quando não é usado outro tipo de bico, como mamadeiras e chupetas. O aleitamento também pode reduzir a incidência de alergias e outras doenças".
Leia mais:
Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência
Novos planos de saúde poderão ser cancelados com duas mensalidades atrasadas
Saúde confirma morte de homem em decorrência da dengue em Cambé
Anvisa aprova registro do primeiro medicamento para distrofia muscular de Duchenne
Segundo uma pesquisa de 2009 do Ministério da Saúde, a prevalecência de aleitamento materno de bebês entre 9 e 12 meses em Curitiba é de 50%.
No entanto, Cibele observa que a mãe precisa ter alguns cuidados na hora da amamentação, como a posição correta da criança. "Se o bebê não abocanhar a parte correta da mama, a produção de leite pode ter complicações. Assim como a mãe não deve sentir dor na hora de amamentar. Caso isso aconteça, ela deve procurar um profissional de saúde para orientá-la".
A orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que a amamentação seja substituída gradativamente por outros alimentos, a partir dos seis meses. No entanto, a recomendação é de que o aleitamento materno ocorra até os dois anos ou mais. Caso a mulher tenha problemas com a produção de leite, ela pode procurar um dos dez bancos de leite humano espalhados pelo Estado, sendo todos eles disponíveis para a população.
SEMANA – A Semana Mundial de Aleitamento Materno, criada em 1992 pela Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação, é celebrada anualmente em mais de 120 países. Em comemoração à data houve, durante toda a semana, ações em praças públicas, seminários e palestras nos municípios paranaenses. A cada ano, a Aliança Mundial define o tema a ser trabalhado durante a primeira semana do mês de agosto, com o lançamento de materiais traduzidos em 14 idiomas.