Um estudo publicado recentemente na Annals of the New York Academy of Sciences investigou a relação entre o prazer de um indivíduo ao observar o sofrimento, ou dor, de outras pessoas.
Experimentos apontaram que o comportamento é motivado por uma questão biológica. O primeiro teste avaliou as expressões faciais dos participantes enquanto eles viam diferentes tipos de pessoas, como idosos, profissionais bem sucedidos, viciados e estudantes. Concluíram que as pessoas tendem a dar risada quando observam alguém que invejam ser se dando mal.
A segunda fase de teste usou a ressonância magnética para analisar a atividade cerebral. Concluíram que as pessoas se sentiam mal quando viam um profissional rico, por exemplo, de dando bem. Semanas depois, eles participaram de um jogo virtual em que era possível machucar aqueles estereótipos de pessoas do início do experimento. A maioria machucou aqueles que invejava.
Leia mais:
Denúncias contra médicos por receita de hormônios cresceram 120% em um ano, diz CFM
Saiba quais doenças dão direito à isenção do Imposto de Renda
Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina
Saúde investiga circulação do vírus causador da Febre do Nilo no norte do Paraná
Os estudiosos reconheceram que não são todas as pessoas que reagem desta forma, mas boa parte delas sim. (Com informações G1)