Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
HZS e HZN aderiram

Servidores da saúde paralisam hospitais em nove cidades

Redação Bonde
25 jun 2013 às 09:42

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Servidores ligados à área de saúde em nove municípios do Paraná paralisaram suas atividades nesta terça-feira (25), em protesto por reajuste salarial e melhores condições de trabalho. De acordo com o Sindicato dos Servidores Estaduais da Saúde do Paraná (SindSaúde), a mobilização teve início às 7 horas e acontece em Londrina, Lapa, Cascavel, Ponta Grossa, Curitiba, Campo Largo, Paranaguá, Guarapuava e Francisco Beltrão, com possibilidade de adesão em vários outros municípios.

Em todos os locais, somente os serviços de urgência e emergência, que representam 30% do atendimento, seguem funcionando normalmente. Em Londrina, os servidores dos hospitais da Zona Norte e da Zona Sul aderiram à paralisação. Por volta das 9h30 da manhã já havia uma grande quantidade de pessoas esperando por atendimento no Hospital da Zona Norte. De acordo com informações da CBN Londrina, vários pacientes que tinham cirurgias marcadas para hoje tiveram que remarcar os procedimentos. A orientação é para que as pessoas procurem outras unidades de saúde.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Dentre as reivindicações dos servidores está a negociação do Plano de Cargos e Carreiras, a transformação do vale-transporte em auxílio-transporte, a volta da jornada de trabalho para 30 horas semanais na área da saúde e a reposição da grade de funcionários.

Leia mais:

Imagem de destaque
Boletim

Duas pessoas morrem em Londrina vítimas da influenza

Imagem de destaque
Fila do SUS

Hospital Evangélico fará 194 cirurgias ortopédicas após MP homologar TAC em Londrina

Imagem de destaque
Boletim semanal

Idosos de Jaguapitã e Rolândia morrem em decorrência da dengue

Imagem de destaque
Estação para queimar calorias!

No inverno tendência é comer mais, porém há benefícios em treinar no período de frio


Resposta do Governo

Publicidade


O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, e a secretária estadual da Administração e da Previdência, Dinorah Botto Portugal Nogara, anunciaram nesta terça-feira (25), em reunião com o SindSaúde - Sindicato dos Trabalhadores da Saúde Pública do Estado do Paraná - que o Governo do Estado encaminhou para a Assembleia Legislativa o projeto de Lei que transforma o vale-transporte em auxílio-transporte. Se aprovada, a lei determinará o pagamento do benefício em folha.


Os secretários também anunciaram que a Secretaria da Administração vai aceitar declaração de comparecimento como justificativa de ausência do servidor ao trabalho em razão de consultas médicas, odontológicas e serviços de diagnóstico. O ofício circular foi assinado nesta terça-feira (25) pelos secretários e passa a valer a partir desta data.

Publicidade


Já a definição do quadro próprio dos servidores foi objeto de estudo de uma comissão formada pelas secretarias da Saúde e da Administração, Conselho Estadual de Saúde e SindSaúde. A proposta está em estudo de viabilidade para implantação.


"Qualquer mudança que implique novos custos ao erário público esbarra na Lei de Responsabilidade Fiscal e depende do crescimento da receita do Estado. A redução da jornada para 30 horas semanais é um desses pontos", destacou a secretário a Dinorah Nogara.

(Atualizado às 11h45)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas