Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Paraná

Servidores estaduais terão nova rodada de testes de Covid-19 em pesquisa

Redação Bonde com AEN
14 mai 2021 às 10:42
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pesquisadores da UFPR (Universidade Federal do Paraná) farão uma nova rodada de testes com servidores do Palácio das Araucárias para detecção do coronavírus. O mutirão será na próxima terça-feira (18), no estacionamento do SCB (Setor de Ciências Biológicas), no Centro Politécnico, em Curitiba, das 8h às 13h. As vagas são limitadas e os interessados deverão preencher o formulário disponível AQUI.


O exame aplicado é do tipo RT–PCR, que analisa o material genético do vírus, mas, ao invés do processo ser invasivo como acontece com o swab, ele utiliza uma amostra de saliva coletada no local. No momento do teste, os participantes deverão apresentar documento com número de CPF e caneta, para assinar o termo de consentimento.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, destaca que a ação faz parte de um projeto da universidade que conta com financiamento do Governo do Estado. "Estamos investindo recursos para aquisição de equipamentos e melhoria de laboratórios das universidades do Paraná. Nosso objetivo é ampliar a capacidade de testagem para auxiliar no controle da pandemia”, afirmou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Alerta

11 de abril é Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença de Parkinson: entendendo e enfrentando os desafios

Imagem de destaque
1.256 mortes pela doença

Brasil tem mais de 3 milhões de casos de dengue desde janeiro de 2024

Imagem de destaque
Ensino Superior

Brasil tem 22 graduações avaliadas entre as melhores do mundo, aponta ranking

Imagem de destaque
Fitofotodermatose

BBB 24: Dermatologista alerta para riscos do contato da pele com frutas cítricas ao sol


Para fazer o exame, os participantes não devem consumir alimentos ou bebidas 30 minutos antes da coleta. O resultado sai em até 72 horas e a equipe fornecerá o laudo a todos os participantes.

Publicidade


Dados da UFPR mostram que aproximadamente 1,37% dos resultados apresentam a presença do SARS-CoV-2, o que comprova a importância do distanciamento social e da ampliação da testagem.


A professora do Departamento de Genética da UFPR, Jaqueline Carvalho de Oliveira, destaca a importância da testagem nos servidores. "É extremamente importante que todos os servidores participem da testagem para que possamos identificar a fase pré-sintomática e quebrar a cadeia de transmissão. Muitas pessoas contaminadas não têm nem ideia que estão transmitindo o vírus”, destacou.

Publicidade


Desde outubro de 2020, a UFPR já realizou mais de 18 mil testes com assintomáticos em mutirões nas cidades de Curitiba, Jandaia do Sul, Toledo, Matinhos e Palotina.


Além da comunidade interna, o projeto contemplou professores e estudantes da Unespar (Universidade Estadual do Paraná) e da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), em servidores da Seti, na PFP (Penitenciária Feminina de Piraquara) e em comunidades indígenas.

Publicidade


Serviço


Testes para Covid 19 para pessoas assintomáticas

Publicidade


Público-alvo: Servidores do Palácio das Araucárias


Data: 18 de maio, terça-feira


Horário: 8h às 13h.

Local: Estacionamento do Setor de Ciências Biológicas


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade