O governador Beto Richa nomeou nesta semana 96 servidores para a Universidade Estadual de Londrina (UEL), dos quais 70 – entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, técnicos de laboratório e profissionais da área de Nutrição – são para o Hospital Universitário (HU). Com isto, a universidade assegura a abertura da UTI 3 Adulto.
A nova UTI terá 10 leitos e diminuirá o déficit de leitos na cidade. "Inicialmente ela foi pensada para atender apenas cirurgias de alta complexidade. Mas hoje, a necessidade é tamanha aqui em Londrina que atenderemos todas as situações de urgência", explicou a diretora-superintendente do HU, Margarida Fernandes Carvalho. Segundo ela, em média oito pessoas esperam por leitos em UTIs, todos os dias.
As contratações são resultado de concursos realizados pela UEL em 2010 e 2011. Os servidores têm 60 dias para assumirem os cargos.
Leia mais:
Atendimento a dependentes de apostas cresce sete vezes no SUS, com alta entre mulheres
Aumento de casos de coqueluche pode estar ligado à perda de imunidade vacinal e cobertura insuficiente
Saúde alerta para a necessidade da vacinação contra a coqueluche para conter o aumento de casos
Falta de Ozempic em farmácias leva pacientes à busca por alternativas
Com a nova unidade, o Hospital Universitário passará a contar com cinco UTIs: três de adultos (27 leitos no total), uma UTI Neonatal (7 leitos), uma UTI de Pediatria (5 leitos) e uma unidade intensiva para queimados, com 6 leitos.
NOMEAÇÕES – O restante das nomeações (26) é para a área de ensino da UEL. Outro processo passa por análise jurídica e, ainda nos próximos dias, mais 12 servidores serão contratados para a universidade.
Nos últimos três meses, foram autorizadas 105 contratações para o HU, entre concursados e temporários, em razão de necessidade urgente em seus diversos setores.
"Para que seja possível ampliar o atendimento da UTI Neonatal, precisamos ainda aumentar o quadro de pessoal em 96 servidores, conforme exigência do Ministério da Saúde, que estabelece diretrizes para o funcionamento de leitos de Unidades Neonatais no âmbito do Sistema Único de Saúde", acrescentou a reitora.
As nomeações são todas por preenchimento de vagas abertas decorrente de exonerações.