15/01/21
PUBLICIDADE
Setembro Dourado

Setembro Dourado: Casos de câncer em crianças e jovens representam até 3% do total no Brasil

Pixabay
Pixabay


Setembro Dourado é o mês de alerta para o câncer em crianças e jovens. Os mais frequentes são as leucemias, tumores do sistema nervoso central e linfomas. Mas também podem aparecer tumores na região da cabeça e pescoço e na glândula tireoide, alerta o Dr. Flavio Hojaij, cirurgião de cabeça e pescoço, livre docente da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo).


Anualmente 12 mil crianças e jovens de até 19 anos são diagnosticadas com câncer no Brasil. Segundo o Inca (Instituto Nacional de CâncerJosé Alencar Gomes da Silva), os casos representam entre 1 e 3% do total de cânceres.

A campanha, criada pela Sociedade Brasileira de Pediatria, quer chamar a atenção para essa cruel realidade.

Consultas regulares ao pediatra podem diagnosticar os vários tipos de câncer, no início, precocemente, para que o tratamento se inicie rapidamente e haja melhor chance de cura.

O câncer é a primeira causa de morte por doença entre crianças e jovens. Geralmente evolui muito rápido e é muito agressivo, apesar de, em alguns casos, responder melhor à quimioterapia. Mesmo não sendo muito frequente, o câncer de cabeça e pescoço também atinge crianças e jovens.

"O câncer infantil sempre é um evento trágico. Não é uma faixa etária onde nós esperamos lidar com uma doença que traz tantas angústias. Vez ou outra – não é muito frequente, ainda bem -, o câncer infantil pode se manifestar na região da cabeça e pescoço. Algumas vezes o tratamento é absolutamente oncológico, ou seja, com quimioterapia e radioterapia. Mas às vezes ele é cirúrgico. E mesmo os melhores cirurgiões pediátricos têm dificuldade na região da cabeça e pescoço. Então o cirurgião de cabeça e pescoço, que aceita esse desafio, muitas vezes tem que participar de uma equipe de tratamento de um câncer infantil nessa região. Eu aceito bastante esse desafio, até porque a cirurgia pediátrica sempre foi uma especialidade que me atraiu muito. E muitas vezes esses tumores são realmente desafiadores. De qualquer maneira cabe aqui um relato para que as pessoas prestem atenção. É raro, mas o câncer infantil pode acontecer na cabeça e pescoço e também na glândula tireoide”, afirma.
Redação Bonde com assessoria de imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Plano de imunização

Meta do PR é vacinar 4 milhões de pessoas do grupo de risco até maio

15 JAN 2021 às 20h11
Covid-19

Paraná começa distribuição de 2,2 milhões de itens da vacina

15 JAN 2021 às 19h17
Boletim

Maringá registra mais três mortes e 175 casos de Covid-19

15 JAN 2021 às 17h48
Boletim da pandemia

Com mais 5 óbitos, Londrina passa de 500 mortes por Covid-19

15 JAN 2021 às 17h39
Covid-19

Vacinação em Maringá está prevista para começar dia 20

15 JAN 2021 às 16h45
Pandemia

Boletim da Sesa traz mais 82 mortes de Covid-19 no Paraná

15 JAN 2021 às 16h35
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados