Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Reestruturação

Simpósio em Londrina discute novos modelos de gestão para HUs

Redação Bonde com assessoria de imprensa
21 nov 2013 às 15:16

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com o objetivo de discutir modelos de gestão de hospitais públicos universitários, que não sejam tão dependentes do Estado e que privilegiem, por exemplo, a parceria público-privada, dirigentes dos HUs do Paraná, médicos, docentes e demais profissionais da saúde se reúnem em Londrina, no dia 29, no Crystal Palace Hotel, para o I Simpósio: Novos Modelos de Gestão e Financiamento dos Hospitais Universitários do Paraná.

A realização é do HU de Londrina e da HUTec (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico do HU).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O evento terá a presença de dirigentes de três dos hospitais públicos universitários que já adotam modelos de gestão e financiamento considerados modernos: o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Hospital de Clínicas da Unicamp e Fundação Zerbini, mantenedora do Incor de São Paulo. Os representantes dessas instituições vão falar sobre Visão Gestora Atual e Futura de Hospitais Públicos Universitários Brasileiros.

Leia mais:

Imagem de destaque
Alerta

Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS

Imagem de destaque
Não disponíveis

Nísia Trindade descumpre promessa de disponibilizar medicamentos de câncer de mama no SUS

Imagem de destaque
Segundo pesquisadores

Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência

Imagem de destaque
Entenda

Novos planos de saúde poderão ser cancelados com duas mensalidades atrasadas


Os superintendentes dos HUs das Universidades Estaduais de Ponta Grossa, Maringá, Oeste do Paraná e Londrina estarão presentes e vão falar sobre Dificuldades e Desafios dos Hospitais Públicos Universitários Paranaenses.

Publicidade


O coordenador técnico-científico do Simpósio, médico Manoel Fernandes Canesin, considera que a discussão sobre o tema precisa ser feita urgentemente. "As três instituições convidadas para o evento já encontraram novos modelos, que, embora ainda precisem aperfeiçoar os seus modelos, estão dez anos à frente dos nossos hospitais universitários, que correm o risco de falir se persistirem os atuais problemas de gestão", afirma o médico.


Canesin ressalta que a maioria dos médicos e demais profissionais da saúde está desanimada com a atual situação, "que não é culpa da atual administração, nem das anteriores". Segundo ele, o modelo de gestão do HU de Londrina, por exemplo, era bom no início, mas nos últimos vinte anos vem adquirindo os contornos atuais, que precisam ser revistos.

Publicidade


"Espero que o Simpósio seja um divisor de águas, um começo na implementação de novo modelo de gestão para os HUs do Paraná", diz Canesin.


Para a superintendente Margarida Carvalho, uma das coordenadoras do evento, a exposição de novos modelos bem sucedidos no País, pelas três instituições convidadas, vão dar subsídios para a discussão de novos modelos de gestão e financiamento para os hospitais do Paraná. "A parceria público-privada deu muito certo em alguns hospitais. Gostaríamos de aprender mais sobre esses modelos de gestão. Os diálogos para a mudança nas instituições paranaenses ainda são incipientes, mas precisamos nos organizar, juntar mais experiências", declara a superintendente.

Do evento deve sair a Declaração de Londrina, documento que será entregue às autoridades municipais, estaduais e nacionais. A idéia é envolver na discussão a sociedade e entidades representativas dela, como ACIL, OAB, AML, Codel e Ministério Público.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo