Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Optometristas

Sindicato denuncia exercício ilegal de Medicina no Paraná

Redação Bonde
11 set 2009 às 17:39

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Sindicato dos Médicos do Paraná encaminhou denúncia à Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Medicina, Secretaria Estadual de Saúde, Ministério Público do Trabalho sobre o exercício ilegal da medicina por parte de "optometristas" realizando atividades privativas de médicos oftalmologistas.

A denúncia foi documentada, acompanhada de cópia de uma receita oftalmológica chamada de "Ficha de Atendimento Optométrico", em que foi verificada a realização de análises e avaliações com diagnóstico final, feitas em um paciente menor de idade. Tal procedimento consiste em grave risco à saúde pública, uma vez que somente o médico possui conhecimentos e parâmetros para emitir diagnósticos e receitas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Tramitava na Congresso Federal, um projeto de lei que buscava regulamentar as atividades dos optometristas, mas o projeto foi rejeitado na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara no mês de agosto. O entendimento dos deputados foi justamente que as atribuições dos optometristas previstas no projeto conflitavam com os atos privativos dos médicos, daí, ter sido rejeitado.

Leia mais:

Imagem de destaque
5 milhões de doses até o fim do mês

Vacinas contra covid-19 serão enviadas aos estados até esta terça

Imagem de destaque
Boa notícia

Brasil mantém tendência de aumento de cobertura vacinal infantil, diz ministério

Imagem de destaque
Estudo

Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS

Imagem de destaque
Novos focos

Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina

De acordo com renomados mestres da área de oftalmologia, a decisão foi acertada, uma vez que o optmetrista não tem condições de realizar análises em pacientes e muito menos fazer diagnósticos. O SIMEPAR aguarda agora que autoridades tomem as medidas necessárias no sentido de coibir essas práticas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo