Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Cansaço, fadiga e sono

Sintomas de doença ou reflexos do tempo seco?

Redação Bonde
17 ago 2015 às 13:59

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os meses do inverno têm tempo seco em grande parte do território brasileiro. Quando a umidade do ar cai para menos de 30% - o índice ideal, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, é de 60% -, aumenta a incidência de problemas como alergias respiratórias e viroses.

O maior malefício da baixa umidade do ar é a desidratação das células, principalmente da pele e das mucosas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Narinas e olhos ressecados, cansaço e dor de cabeça são sintomas que podem aparecer quando faltam água e sais minerais no organismo. Com o tempo seco cresce a prevalência de doenças como rinite e conjuntivite alérgicas, pois os agentes causadores das alergias - como poeira, poluição e pelos de animais - ficam mais tempo suspensos no ar.

Leia mais:

Imagem de destaque
Análise

Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas

Imagem de destaque
Está sob cuidados

Presidente Lula fará procedimento endovascular nesta quinta

Imagem de destaque
Ministro da comunicação

Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia

Imagem de destaque
Balanço semanal

Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná


Quem não se hidrata corretamente também corre risco de contrair viroses e infecções bacterianas. "O vírus e a bactéria se aderem mais facilmente a uma célula ressecada", explica a alergista e imunologista Alexandra Sayuri Watabe, diretora da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai).


Pessoas com problemas respiratórios são as principais afetadas pelo tempo seco. "Na respiração, o organismo precisa de água para umedecer o ar que entra no corpo", diz o pneumologista Alexandre Kawassaki, do Hospital 9 de Julho, em São Paulo. Sem a umidade, o muco, que ajuda a proteger o organismo de infecções, fica muito espesso e não consegue limpar as vias aéreas adequadamente.

Como se prevenir
Beber pelo menos 2 litros de água por dia, hidratar as narinas com soro fisiológico, pingar colírio nos olhos, espalhar toalhas molhadas e bacias de água pelo quarto são algumas medidas para combater as doenças causadas pelo ar seco. A recomendação é procurar um médico apenas se os sintomas permanecerem por mais de uma semana. "No hospital a pessoa pode se expor a algum vírus mais perigoso", diz Kawassaki. "O melhor método é fazer a prevenção em casa."
(com informações do site Abril)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo