A solidão em pessoas com mais de 50 anos aumenta bastante o risco de elas terem pressão alta, dizem especialistas no mais recente estudo para mostrar as vantagens à saúde que trazem os amigos e a família.
As pessoas mais solitárias estudadas tinham leituras de pressão sanguínea até 30 pontos mais altas que aqueles que não eram sozinhos, sugerindo que a solidão pode ser tão ruim para o coração quanto estar acima do peso ou ser sedentário, disseram os pesquisadores da Universidade de Chicago.
O estudo de 229 homens e mulheres com idades entre 50 e 68 anos aparece na edição de março da revista Psychology and Aging. Estas pessoas participaram de um questionário de 20 perguntas para avaliar seu grau de solidão. Pouco mais da metade deles foi considerada como pelo menos moderadamente solitário e tinha a pressão mais alta do que aqueles que se sentiam menos sozinhos.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
A solidão foi fortemente ligada à pressão alta mesmo quando fatores de risco convencionais como peso, consumo de cigarros e álcool também foram considerados.
Fonte: Estadão