Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Em isolamento

SP: Pacientes com varíola dos macacos têm bom estado de saúde

Redação Bonde com Agência Brasil
13 jun 2022 às 08:30
- CDC Brian/W.J.Mahy
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os dois pacientes confirmados com varíola dos macacos (monkeypox) em São Paulo estão em bom estado e em isolamento, um deles no Instituto de Infectologia Emílio Ribas e o outro em casa, segundo informou a secretaria de Saúde do estado.


Na quinta-feira (9), o governo paulista confirmou o primeiro caso da doença no Brasil: um morador da capital paulista que está internado no Emílio Ribas, com boa evolução do quadro clínico.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A segunda ocorrência foi detectada em um homem de 29 anos que está em Vinhedo, no interior do estado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Veto a procedimento de aborto legal já afeta atendimentos a meninas estupradas

Imagem de destaque
Recorde de mortes em um ano

Brasil tem média de 11 mortes por dia por dengue em 2024

Imagem de destaque
Entenda

Com envelhecimento da população, casos de câncer de próstata devem dobrar até 2040, diz estudo

Imagem de destaque
Saiba mais

Entenda como é o mecanismo de agravamento e morte por dengue


Transmissão

Publicidade


A varíola dos macacos é uma doença viral rara, transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. O contato pode ser por abraço, beijo, massagens ou relações sexuais. A doença também é transmitida por secreções respiratórias. 


A transmissão pode ocorrer ainda pelo contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies utilizadas pelo doente. Ainda não há tratamento específico, mas os quadros clínicos costumam ser leves, sendo necessários o cuidado e a observação das lesões.

Publicidade


Sintomas


Segundo a secretaria de Saúde, os primeiros sintomas podem ser febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, linfonodos inchados, calafrios ou cansaço. De um a três dias depois do início dos sintomas, as pessoas desenvolvem lesões de pele, geralmente na boca, pés, peito, rosto e ou regiões genitais.


Para prevenção, deve-se evitar o contato próximo com a pessoa doente até que todas as feridas tenham cicatrizado, assim como com qualquer material que tenha sido utilizado pelo infectado. Também é importante a higienização das mãos, lavando-as com água e sabão ou utilizando álcool gel.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade