Se você não acredita em horóscopos, que a posição da lua altera seu humor ou que os astros podem sim ajudar no seu dia a dia, não se preocupe: os cientistas estão comprovando que o mês em que você nasce pode influenciar as alergias que você terá durante a vida.
De acordo com um novo estudo da Universidade de Southampton, na Inglaterra, essa relação parte do princípio da epigenética - corrente da medicina que prega que fatores externos ao nosso corpo conseguem fazer com que alguns de nossos genes sejam ativados ou desativados.
De acordo com a pesquisa, a estação do ano que você nasceu deixa uma marca em seus genes e essa característica pode deixar você mais suscetível a alergias e doenças respiratórias. Quem nasce durante o inverno ou outono, por exemplo, é o mais vulnerável a viver espirrando do que os nascidos nas outras estações.
Leia mais:
Nísia Trindade descumpre promessa de disponibilizar medicamentos de câncer de mama no SUS
Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência
Novos planos de saúde poderão ser cancelados com duas mensalidades atrasadas
Saúde confirma morte de homem em decorrência da dengue em Cambé
Os ingleses dizem que diversos fatores podem ser responsáveis por essa ativação genética. "As causas incluem a variação de luz solar (que pode afetar os níveis de vitamina D), quantidade de alergênicos como poles e ácaros (que varia de acordo com a estação), o tempo até a primeira infecção peitoral (resfriados são mais comuns no inverno) e a dieta maternal (preço e disponibilidade de frutas e vegetais variam por época) ", afirma Gabrielle A Lockett, coautora do estudo.
A relação entre doenças e a estação do ano já foi traçada por outros estudos também. No ano passado, a Universidade de Oxford afirmou que o mês de seu nascimento está intimamente ligado às chances de você desenvolver doenças cardíacas; e em 2010 pesquisadores australianos traçaram um paralelo entre os aniversários e a tendência à esquizofrenia.
(com informações do site SuperInteressante)