Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Saúde ocular

SUS incorpora técnica para tratar doença que atinge córnea

Redação Bonde com Agência Saúde
22 set 2016 às 19:04

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Ministério da Saúde incorporou um procedimento rápido e pouco invasivo para tratar o ceratocone, doença que pode causar deformidade da córnea. A nova técnica, conhecida como crosslinking corneano, tem capacidade de deter a evolução da doença. Ceratocone é degenerativa pode levar a progressiva perda do campo de visão, comprometendo a qualidade de vida da pessoa. A Portaria, que teve como base a recomendação técnica da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), foi publicada nesta quinta-feira (22/9).

Estima-se que, por ano, 2.434 pessoas acometidas por ceratocone podem ser tratadas com a técnica incorporada ao Sistema Único de Saúde. O método é uma possibilidade terapêutica para conter o avanço da doença progressiva, com o objetivo de retardar a perda da visão do paciente e evitar ou adiar a necessidade de transplante de córnea.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O procedimento será incluído na tabela SUS mediante a publicação de um protocolo de uso, que se encontra em elaboração. Por meio do crosslinking corneano, é possível aumentar a rigidez do tecido da córnea com a retirada de algumas células superficiais, seguida da aplicação de colírio de riboflavina (vitamina B2) e da irradiação de luz ultravioleta na região por cerca de 30 minutos. O procedimento estabiliza a córnea, pois aumenta a força de ligação entre suas células.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Remédios como Ozempic podem aumentar risco de lesão renal aguda e pancreatite, aponta estudo

Imagem de destaque
Dados oncológicos

No Brasil, crianças indígenas morrem mais de câncer do que brancas, negras e amarelas

Imagem de destaque
Raiva humana

Mulher tem náusea e descobre que contraiu raiva após mordida de sagui no CE

Imagem de destaque
Entre idosos

Baixa escolaridade é principal fator de risco para demência no Brasil, mostra estudo inédito


Para saúde ocular da população, o SUS oferece cirurgias para tratar ceratocone por implante intraestromal, a catarata e o glaucoma. Neste ano já foram realizadas 234.405 cirurgias para tratar a catarata e 7.113 cirurgias para glaucoma. O SUS também oferece tratamento medicamentoso para glaucoma, só neste ano já foram feitos 331.127 tratamentos.

Confira a portaria de incorporação ao SUS.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo