Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Avanço

SUS incorpora técnicas modernas para cirurgia bariátrica e tratar varizes

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
02 fev 2017 às 15:44

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Para o tratamento de varizes, o SUS tem uma nova opção de tratamento, a escleroterapia ecoguiada com espuma. Basicamente aplicam uma substância esclerosante chamada Poidocanol, em forma de espuma, diretamente nas varizes, até que estas desapareçam. Já as pessoas com obesidade mórbida, contarão com a técnica gastroplastia videolaparoscópica.

Considerada uma técnica inovadora para o tratamento de varizes, a escleroterapia ecoguiada com espuma não precisa de internação, exige menor tempo de tratamento e promove rápida recuperação. Segundo estudos apresentados à Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias ao SUS (Conitec), a técnica provoca menos dor no pós-operatório e o paciente precisa de menor tempo de licença para tratamento médico. "É uma técnica já conhecida, que vinha sendo ofertada por alguns estados e apresentando resultados de muito sucesso para o bem estar das pessoas. Agora, todos os estados brasileiros que quiserem poderão ofertar o procedimento", destacou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Além da nova técnica, as pessoas que sofrem com varizes tem à disposição no SUS tratamento cirúrgico, atendimento fisioterapêutico e fasciotomia para descompressão. "Temos mais de dez mil angiologistas e cirurgiões vasculares no SUS, realizamos no último ano 1,2 milhões de ultrassonografias coloridas e mais de 70 mil cirurgias para retirada de varizes", completou o Ministro da Saúde.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ministro da comunicação

Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia

Imagem de destaque
Balanço semanal

Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná

Imagem de destaque
Emergência

Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos

Imagem de destaque
Drenagem de emergência

'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula


As varizes costumam aparecer a partir dos 30 anos e a maior incidência é registrada em quem possui histórico familiar e para os que levam vida sedentária, tem pressão alta, obesidade ou passam longos períodos em pé. Os sintomas são dor, queimação, sensação de peso nas pernas e inchaço nos tornozelos. Uma das formas de prevenção é manter hábitos saudáveis de alimentação, além de praticar exercícios regulares.


Bariátrica
Já as pessoas com obesidade mórbida poderão realizar a cirurgia bariátrica por meio da técnica da gastroplastia videolapariscópica. Técnica menos invasiva, que possibilita a perda de peso tanto por uma diminuição do tamanho do estômago, quanto por uma diminuição da superfície intestinal.

O procedimento, oferece uma série de vantagens aos pacientes como a possibilidade de um menor tempo de permanência no hospital, menor volume de sangue necessário durante a cirurgia, menor necessidade de UTI, e menor incidência de complicações pulmonares, entre outros.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo