O Sistema Único de Saúde (SUS) vai incluir no calendário básico de vacinação duas novas vacinas para cerca de seis milhões de crianças menores de dois anos, segundo o Ministério da Saúde.
As crianças poderão se imunizar contra doenças como meningite, pneumonia, sinusite e otite. Estarão disponíveis na rede pública de saúde a pneumocócica 10-valente e a antimeningococo C.
A primeira será oferecida a partir de março em todo o território nacional e protege contra a bactéria pneumococo, causadora de meningite e pneumonias pneumocócicas, sinusite, inflamação no ouvido e bacteremia (presença de bactérias no sangue), entre outras doenças. A segunda será aplicada a partir de agosto e imuniza contra a doença meningocócica.
Leia mais:
Pesquisa aponta que 29% dos brasileiros têm algum medo com relação às vacinas
Uma a cada dez mortes no Brasil pode ser atribuída ao consumo de ultraprocessados, diz Fiocruz
Estados brasileiros registram falta ou abastecimento irregular de, ao menos, 12 tipos de vacinas
Saúde do homem é tema de live com médicos londrinenses em novembro
Nos primeiros 12 meses após a implementação, as novas vacinas serão aplicadas em crianças menores de dois anos. A partir de 2011, elas farão parte do calendário básico de vacinação da criança específico para os menores de um ano.
Depois de cinco anos do início dos novos programas de vacinação, em 2015, a previsão é sejam evitadas cerca de 45 mil internações por pneumonia por ano no Brasil. Com isso, a média dessas internações, por ano, cairá de 54.427 para 9.185, uma redução de 83%.
Com a introdução das vacinas, o Calendário Básico de Vacinação do Programa Nacional de Imunização (PNI) do ministério passará a ter 13 tipos de vacinas para proteger contra 19 doenças. Além disso, a oferta total do PNI, considerando as imunizações especiais, passa a ser de 28 tipos de vacinas entre nacionais e importadas.