Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Coronavírus

Taxa de ocupação de UTIs para Covid no país é a menor de 2021

Folhapress
15 jul 2021 às 08:57
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


As capitais brasileiras apresentaram nesta semana o menor nível de ocupação de UTIs para a Covid-19 de 2021, segundo levantamento do jornal Folha de S.Paulo junto a prefeituras e governos.

Em abril deste ano, em um dos momentos mais críticos da pandemia, 22 das 27 capitais tinham UTIs com lotação de 90% ou mais. Agora, só 2 têm patamares acima de 80% –São Luís, com ocupação de 90%, e Rio de Janeiro, com 86%. No outro extremo, Rio Branco tem taxa de 26%.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No Maranhão, apesar de 90% das UTIs para Covid da capital estarem ocupadas, vem caindo o número de internados no estado –53% da população foi vacinada com ao menos uma dose.

Leia mais:

Imagem de destaque
Imunize!

Doses de vacina contra dengue que não foram usadas serão redistribuídas

Imagem de destaque
Zona Oeste

Referência em atendimento de casos de dengue, UPA Sabará mantém atendimento de urgência em ortopedia

Imagem de destaque
Bolsonaro e + 15

Veja lista de indiciados pela PF sob suspeita de fraude em cartão de vacinação

Imagem de destaque
Alerta

Brasil passa de 1,8 milhão de casos de dengue em 78 dias e bate recorde histórico


A rede estadual está com 67,5% de ocupação dos leitos de UTI, número 18% menor do que o de duas semanas atrás. A queda permitiu oferecer 52 leitos intensivos para pacientes com outras doenças e retomar as cirurgias eletivas na rede estadual.

Publicidade


O mês de março foi o mais letal da pandemia no estado, com 1.188 mortes por Covid. Já em junho, foram 711 óbitos. Ainda há registros em investigação, mas a queda é de 40%.


Com isso, o governo de Flávio Dino (PSB) resolveu flexibilizar restrições a partir desta terça (13). Comércio, indústria, bares e restaurantes podem funcionar até mais tarde, com 70% da capacidade, eventos com até 150 pessoas foram permitidos até meia-noite e grupos de risco com vacinação completa devem retornar ao trabalho em 30 dias."

Publicidade


O estado do Rio de Janeiro permanece com a ocupação de UTIs na faixa dos 60% há cerca de quatro semanas.


O índice era de 61% na terça (13). A capital fluminense viu o número total de internações cair quase à metade nas últimas duas semanas –de 954 para 584 pacientes–, o que fez a ocupação da terapia intensiva sofrer uma queda de 89% para 86%, mesmo com a redução no número de leitos.

Publicidade


Em Minas Gerais, a capital decidiu reduzir o volume de UTIs Covid de 472 para 406, mas a lotação ainda preocupa (79%). O nordeste mineiro também requer atenção (82% das UTIs ocupadas).


No estado de São Paulo, a taxa de ocupação de leitos UTI Covid era de 65% na segunda (12), contra 73% duas semanas antes, segundo dados da SES (Secretaria Estadual da Saúde) publicados na plataforma da Fundação Seade. Na capital paulista, os índices baixaram cinco pontos percentuais, de 62% para 57%, no mesmo período.
Segundo a secretaria estadual, o número de hospitais com ocupação integral de leitos de UTI exclusivos para Covid-19 caiu 80% na primeira quinzena de julho em comparação com o começo de abril.

Publicidade


Há dois meses, 25 hospitais estaduais em diferentes locais estavam com 100% de ocupação na terapia intensiva. Nesta segunda (12), eram cinco: os de Vila Alpina, Bauru, das Clínicas de Botucatu, Regional de Piracicaba e de São José do Rio Preto.


Outros 15 estavam com ocupação entre 88% e 75% e 5, na faixa de 90% a 95% –Hospital Regional de Assis (95%), Geral de Vila Penteado (94,5%), Estadual de Américo Brasiliense (93,3%), Geral de Itapecerica da Serra (90,9%) e Regional de Osasco (90,2%).

Publicidade


Na cidade de São Paulo, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, nenhum hospital municipal operava com ocupação total dos leitos de UTI para Covid na segunda (12).


Após cinco meses enfrentando números alarmantes da pandemia, o Paraná também viu sua taxa de ocupação de UTIs baixar e chegar a 81%. Isso possibilitou ao governo diminuir o número de leitos exclusivos para a doença. Mesmo assim, havia nesta segunda (12) 16 pacientes aguardando vaga de internação.

Publicidade


A queda nos índices é reflexo da ampliação da vacinação. O Paraná já figura entre os estados que mais aplicaram ao menos uma dose de imunizante. Em conjunto com o Ministério da Saúde, o governo iniciou uma apuração sobre a circulação da variante delta –até agora, foram confirmados sete casos no estado, e três pessoas morreram.


Em Curitiba, a taxa de ocupação de UTIs caiu de 95% para 75% em duas semanas. A melhora nos indicadores fez com que a prefeitura flexibilizasse regras de funcionamento do comércio e serviços. A gestão também anunciou que vai retomar as aulas presenciais na rede pública de ensino a partir do dia 19.


O Rio Grande do Sul tem a menor taxa de ocupação entre os três estados da região Sul: 73%, seis pontos percentuais a menos do que o registrado há duas semanas. O número de leitos é o mesmo.


Das sete macrorregiões de saúde do estado, três estão com ocupação de leitos públicos em índices preocupantes – Centro-Oeste (91,3%), Vales (85,4%) e Serra (81,6%). Na região metropolitana de Porto Alegre, a taxa é de
64,5% na rede SUS, mas chega a 92,4% na rede privada.


Na segunda (12), o Centro Estadual de Vigilância em Saúde disse que iria enviar à Fiocruz amostras de dois prováveis casos da variante delta. A variante predominante nos casos analisados no estado era a gama (P.1).
Em Campo Grande, a ocupação é de 79%, situação um pouco mais confortável do que a de um mês atrás, quando quase todos os leitos estavam ocupados e pacientes eram transferidos para outros estados. Mato Grosso do Sul é o estado que proporcionalmente mais vacinou contra a Covid-19: quase 36% da população totalmente imunizada.


Em Goiás, o governador Ronaldo Caiado (DEM) estuda antecipar a segunda dose da AstraZeneca, e a Prefeitura de Goiânia já colocou em prática o protocolo. Até agora, 37% da população do estado recebeu ao menos uma dose e 12%, a imunização completa.


Embora o número de casos esteja estável e as mortes apresentem queda, a rede hospitalar estadual continua sobrecarregada, com 81% dos 608 leitos de UTI ocupados e 18 pacientes na fila de espera, além de 22 que aguardavam um leito de enfermaria. Em Goiânia, das 324 vagas de UTI, 68% estão em uso.


No DF, a taxa média de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 era de 77,1% na segunda (12), índice próximo ao registrado há duas semanas.

A fila de espera por um leito, porém, aumentou. Havia 17 pacientes na segunda-feira –no último levantamento eram 5. A secretaria de Saúde diz que o processo de liberação de leitos é "dinâmico" e se dá por meio do complexo regulador que, com acesso ao prontuário do paciente, "precisa achar um leito que atenda a todas as necessidades clínicas". O processo dura em média 6 horas, daí as variações.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade